DICAS DE ADAPTAÇÃO DE AMORTECEDORES


Adaptação do Amortecedor Dianteiro (4cc e 6cc)

Uma das adaptações mais comuns no caso dos amortecedores dianteiros para Maverick é a adaptação do amortecedor do opala.
A principal diferença entre o amortecedor do Maverick e o do opala para a adaptação está base destes amortecedores (pé).

A base do amortecedor do Maverick é reta já dotada dos parafusos que serão apertados no suporte do amortecedor preso na bandeja superior (também conhecido como tamanquinho).



Observe que a base é reta e possue os parafusos de fixação no suporte


No caso dos amortecedores do opala a base é arredondada e as sapatas da base não possuem parafusos conforme demonstrado na foto abaixo. No opala é o contrário são os suportes que possuem os parafusos para fixação.



No opala a base é arredondada e não possue parafusos de fixação


Como fazer esta adaptação?

Aparentemente é simples. Você irar usar um parafuso cabeça 13mm comprido (+ou- 35mm a 40mm de comprimento)
Este parafuso passará pelo furo do suporte do amortecedor servindo de pino para receber o amortecedor do opala.

Como a base do amortecedor do opala é arrendodada, você terá que usar duas porcas uma antes da sapata que servirá de calço descontando o diâmetro da base e outra irá efetivamente apertar o amortecedor ao suporte.
Lembrando que além das porcas também será necessário o uso de arruelas.

Veja a foto abaixo com este detalhe:


Veja como é encaixado os parafusos e porcas no suporte


ATENÇÃO: Não aconselhamos esta adaptação para carros com motores V8
Em breve estaremos dando as dicas de adaptação para Maverick V8


Adaptação do Amortecedor Traseiro (todos os modelos)

Para os amortecedores traseiros geralmente são utilizados nas adaptações os amortecedores de caminhonetes que utilizam feixe de molas. Por se tratar de amortecedores que são utilizados em transporte de cargas, são ideais para adaptação no Maverick.

A principal diferença entre o amortecedor original e o adaptado é que este não possue o pino de fixação com rosca. Ele não será aparafusado diretamente nos jumelos como os originais da foto abaixo:


Detalhes do amortecedor original, arruelas e buchas


Como dica de adaptação para os nossos amigos internautas separamos a adaptação dos amortecedores da "D10" conforme mostraremos a seguir.


Como fazer esta adaptação?

Geralmente esta adaptação consiste na fabricação de um suporte que será fixado no jumelo fazendo o papel do pino existente nos amortecedores originais presos com buchas e arruelas.


Suporte simples a ser fabricado e de fácil instalação


Após a fabricação do suporte basta fixá-lo no jumelo e em seguida fixe o amortecedor no suporte fabricado e já instalado no jumelo.


Suporte simples a ser fabricado e de fácil instalação


ATENÇÃO: Não aconselhamos soldar o suporte diretamente no jumelo. Você pode condenar o jumelo original. Veja foto:




Nesta foto o suporte foi soldado diretamente no jumelo


* Caso você tenha alguma adaptação que queira compartilhar conosco mande fotos e texto com a descrição
de todos dos passos para nosso email: maverick73@maverick73.com.br

Agradecimento especial ao Alessandro Lombardo - "Lemão" - Araraquara - SP pela força de sempre ao nosso site