Adaptando Amortecedores no Maverick

AMORTECEDOR DIANTEIRO (4cc e 6cc)

Uma das adaptações mais comuns no caso dos amortecedores dianteiros para Maverick é a adaptação do amortecedor do opala.
A principal diferença entre o amortecedor do Maverick e o do opala para a adaptação está base destes amortecedores (pé).

A base do amortecedor do Maverick é reta já dotada dos parafusos que serão apertados no suporte do amortecedor preso na bandeja superior (também conhecido como tamanquinho).

amortec_maverick

Observe que a base é reta e possue os parafusos de fixação no suporte

No caso dos amortecedores do opala a base é arredondada e as sapatas da base não possuem parafusos conforme demonstrado na foto abaixo. No opala é o contrário são os suportes que possuem os parafusos para fixação.

amortec_opala
No opala a base é arredondada e não possue parafusos de fixação

Como fazer esta adaptação?

Aparentemente é simples. Você irar usar um parafuso cabeça 13mm comprido (+ou- 35mm a 40mm de comprimento)

Este parafuso passará pelo furo do suporte do amortecedor servindo de pino para receber o amortecedor do opala.

Como a base do amortecedor do opala é arrendodada, você terá que usar duas porcas uma antes da sapata que servirá de calço descontando o diâmetro da base e outra irá efetivamente apertar o amortecedor ao suporte.
Lembrando que além das porcas também será necessário o uso de arruelas.

Veja a foto abaixo com este detalhe:

amortec_detalhe
Veja como é encaixado os parafusos e porcas no suporte

ATENÇÃO: Não aconselhamos esta adaptação para carros com motores V8
Em breve estaremos dando as dicas de adaptação para Maverick V8

AMORTECEDOR TRASEIRO (todos os modelos)

Para os amortecedores traseiros geralmente são utilizados nas adaptações os amortecedores de caminhonetes que utilizam feixe de molas. Por se tratar de amortecedores que são utilizados em transporte de cargas, são ideais para adaptação no Maverick.

A principal diferença entre o amortecedor original e o adaptado é que este não possue o pino de fixação com rosca. Ele não será aparafusado diretamente nos jumelos como os originais da foto abaixo:

amortec_traseiro
Detalhes do amortecedor original, arruelas e buchas

Como dica de adaptação para os nossos amigos internautas separamos a adaptação dos amortecedores da “D10” conforme mostraremos a seguir.

Como fazer esta adaptação?

Geralmente esta adaptação consiste na fabricação de um suporte que será fixado no jumelo fazendo o papel do pino existente nos amortecedores originais presos com buchas e arruelas.

amortec_suporte
Suporte simples a ser fabricado e de fácil instalação

Após a fabricação do suporte basta fixá-lo no jumelo e em seguida fixe o amortecedor no suporte fabricado e já instalado no jumelo.

amortec_d10
Suporte simples a ser fabricado e de fácil instalação

ATENÇÃO: Não aconselhamos soldar o suporte diretamente no jumelo. Você pode condenar o jumelo original. Veja foto:

amortec_jumelo
Nesta foto o suporte foi soldado diretamente no jumelo

* Caso você tenha alguma adaptação que queira compartilhar conosco mande fotos e texto com a descrição
de todos dos passos para nosso email: maverick73@maverick73.com.br

Agradecimento especial ao Alessandro Lombardo – “Lemão” – Araraquara – SP pela força de sempre ao nosso site

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