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INTRODUÇÃO
Não há nada pior no mundo do que você andar no maverick, sem saber quanto tem no tanque. E daí você tem duas saídas:
A cada volta que der vai colocando gasolina, ou dê uma de Chico Xavier e tenta psicografar quantos litros ainda tem pra rodar.
E claro, a chance de passar vergonha e ficar a pé, é de quase 100%, te deixando muito puto!
Recentemente eu passei essa vergonha numa avenida movimentada justamente no horário de pico.
Ficou a impressão que eu tava rapando o cú com a unha (e tô mesmo) sem dinheiro pra tratar do gogó do maverickão.
E foi pensando nisso, que estou escrevendo sobre este tópico, uns dos itens mais complicados e problemáticos do maverick. O bendito do marcador de combústivel!
Neste tópico iremos abordar o assunto utilizando de minha experiência própria com um problema grave que tive recente com meu marcador. Dentre as principais causas de problemas no marcador de combustível estão:
– MAL CONTATO NA PARTE ELÉTRICA. TANQUE X PAINEL E VICE-VERSA.
– PROBLEMAS COM O REGULADOR DE VOLTAGEM NO PAINEL..
– PROBLEMAS COM A BÓIA.
– PROBLEMAS NOS SENSORES DE COMBUSTIVEL DE PONTEIRO OU DIGITAL.
A seguir iremos descrever um pouco sobre cada um dos problemas acima, suas causas, como fazer a checagem e como corrigir este problema e duas dicas para adaptação!
MAL CONTATO NA PARTE ELÉTRICA
Bom, antes de partir para a desmontagem de tanque, boia, etc, verifique se o conector da boia está conectado.
Você deve fazer o teste de continuidade, utilizando o fio para ver se o ponteiro do sensor irá se mexer. Se movimentar a alimentação até o painel estará ok.
É muito comum também o mal contato no soquete atrás do painel.
Nesse caso terá que retirar o painel para verificação.
Primeiramente, desmontar a capa de proteção da coluna e aliviar os parafusos da mesma, pois sem arrear a coluna o painel não sai pra fora.
Normalmente o fio que vem da boia é branco com listas azul ou amarela.
Também deve ser feita a verificação do encaminhamento das trilhas do painel se o caminho até o sensor não ocorreu nenhum dano. Para isso, desconecte o soquete do painel e desconecte o cabo do velocímetro.
As principais trilhas a se verificar são:
Efetue toda a limpeza dos contatos das trilhas, usando o álcool isopropilico ou um bombrilzinho com muito cuidado pra tirar aquela “zinabra” que possa se formar ali.
Fazendo todas as verificações, caso nada ainda funcione, antes de partir para a verificação da bóia, faça também a verificação do regulador de voltagem do painel.
PROBLEMAS COM O REGULADOR DE VOLTAGEM NO PAINEL.
Não é um problema muito comum, mas caso haja curto na fiação pode vir afetar este regulador. Normalmente quando você fez o teste com o sensor fora do painel e ele tá ok, as trilhas ok, a boia ok, só resta esse danado pra verificar e/ou trocar.
Ele recebe os 12V e converte em 5v e os antigos, você sente uma pulsação no mesmo quando tá funcionando bem.
Nos paineis mais modernos é usado o regulador IRF4905.
Veja os dois modelos:
O regulador mais moderno é simples de achar e em qualquer loja de eletronica você compra ele por uns 15 reais. Ele também pode ser adaptado soldando diretamente na malha.
Achar o original é praticamente impossivel e o mais próximo para adaptação é Estabilizador de Tensão 12v/5v do Corcel 1 / Galaxie:
É só dobrar cortar rente os pinos de encaixe dar um pingo de solda, pois o original é de bolinha e a malha encosta neles. Este custa em torno de 55 reais.
PROBLEMAS COM A BÓIA
DICA BÁSICA: Se o ponteiro estiver travado no cheio, praticamente certeza é problema na bóia. A mesma pode estar em curto.
Bom, antes de tirar o boia do carro, sugiro que compre primeiramente o anel de vedação, pois caso danifique a mesmo na desmontagem não irá conseguir coloca-lo de volta e vai vazar pra todo lado.
Você tem a opção de comprar só o anel de vedação ou kit trava + anel que custa ai na casa de 20 a 30 reais. É o mesmo do corcel 1, belina e del rey:
Particularmente não gosto desta trava, acho o material vagabundo e continuei usando a original. Comprei só o anel de vedação.
Falando das bóias:
Existem dois tipos de boias: Sem retorno: V8 e 6cc / Com retorno: 4cc
Quando troquei a boia do meu carro eu isolei o retorno e consegui uma tampinha de borracha que deu certinho ali. Isolei por dentro na saída do retorno.
Problemas mais comuns das boias são:
– O corte de um dos fios. Nesse caso talvez apenas uma soldinha resolva
– Vazamento no soquete de encaixe. Especialmente nessas boias novas de má qualidade tem que montar com muito cuidado. Nesse caso você tentar algum tipo de cola e pode ser que resolva.
– Desgaste da trilha da boia. Se a boia apresenta bom estado porém marcando irregular, especialmente depois do meio do tanque com certeza a trilha já desgastou. E daí já era. É outra mesmo!
No meu caso a minha boia original pifou por isso. Tirei a tampinha e veja o desgaste:
Minha opinião sobre montar a boia com o tanque no lugar:
Caso você esteja numa oficina com uma rampa ou elevador aí fica tranquilo. Dá sim dá pra trocar com o tanque no lugar.
Agora se você é mecânico de final de semana como eu, sem desmontar a porra do parachoque, tirar a barra da saia, placa do carro, desconectar luz de placa, tirar o bocal do tanque, sinceramente esquece….
Eu duvido você colocar ela na posição, sem deixar vazando, sem tomar um banho de gasolina. Você vai xingar pra caralho e descobrirá que tirar o tanque é muito mais fácil e rápido. Desmontando os itens acima é só aliviar as cintas e descer o tanque.
Observação: Não esqueça de tirar as presilhas do chicote eletrico que pegam carona e passam pelo tanque.
E daí você descobre que o tanque tá lotado de gasolina. E claro a chance de tomar um banho de gasolina é enorme.
O bom de desmontar é que você aproveita tira a terra que se acumula ali, lava tudo e dá um spray preto fosco no tanque pra ficar bonito.
Eu tenho um macaco jacarezinho e a operação de descida e montagem do tanque é manteiga.
ADAPTANDO BOIAS:
Caso não consiga a original pra comprar ou queira adaptar existem dois tipos de boia: A de belina/del rey e a da F1000 antiga.
Para isto basta curva-la usando a original como referência. É bem trabalhoso e sinceramente não sei se vale a pena.
Na foto abaixo veja a adaptação que fizemos usando a boia da F1000 mais antiga.
REGULANDO A BÓIA:
Caso não consiga a original pra comprar ou queira adaptar existem dois tipos de boia: A de belina/del rey e a da F1000 antiga.
Mesmo usando a original, para conferir todas as regulagens da bóia segue uma dica que eu uso e funciona bem.
Com uma treina tire a medida da altura da boia com relação ao fundo do tanque e utilizando uma caixa de papelão abra um furo e coloquei a boia simulando o interior do tanque. Assim ligue tudo e pode regule com precisão as posições vazio e cheio, altura do pescador e até faça um cálculo aproximado da reserva, deixando bóia regulada a cerca de 5mm acima do fundo tanque.
Outra dica importante é: Durante a regulagem da boia, tomando os devidos cuidados, com uso de um alicate dobre as hastes da bóia dentro dos limites das posições VAZIO e CHEIO. E claro, sempre observando no painel.
Com as regulagens que fiz, acredito que com estes testes meu carro ficou com aproximadamente 5 litros de reserva com zerar no marcador.
E o mais importante: Antes de montar a boia em definitivo no tanque, passe um pouquinho de graxa no anel de vedação, observe a centralização do anel pra não entrar mordido, encoste a trava antes de batê-la para posição e não esqueça de colocar o filtro do pescador para evitar que vá sujeira para o carburador:
SENSOR DE COMBUSTÍVEL
Se caso você já tenha feito todos os testes elétricos, realizada a troca da bóia, trocado até mesmo o regulador de voltagem e ainda assim o painel continua não marcando restou cuidar do sensor propriamente dito. Antes de condená-lo tente fazer algumas verificações com ele.
Antes de desmontar o sensor para dar uma olhada, teste com dois fios diretos da bateria, coisa rápida, apenas pra ver se o ponteiro mexe.
Caso se mantenha estáticos, retire a tampinha com todo o cuidado usando uma chave de fenda fininha e verifique se não há sujeira, poeira que tá impedindo a movimentação do ponteiro ou se alguma dos filamentos se soltou. Lembre-se: Eles são colados com resina.
Gire com cuidado até achar uma posição que retire essa tampinha com cuidado.
Faça o teste dele fora do painel e verifique se o ponteiro não deslocou do dentinho que tem ali. Basta puxa-lo para posição vazio e trava-lo com cuidado novamente. Ele é preso com pressão apenas. Não tente mexer no ponteiro com o sensor ligado. Não use cola!
Caso, esteja tudo ok, remonte a tampinha e monte de volta ao painel. E faça um ultimo teste antes de montar as capas do painel.
Se porventura, ele realmente não volte a funcionar a ultima saída é partir para a adaptação.
ADAPTANDO SENSOR DE COMBUSTÍVEL PADRÃO ORIGINAL
Para adaptação e outro sensor para o painel original, a dica é usar o sensor de combustivel da F100, F4000, F1000 antigas. Em tese o sensor é praticamente o mesmo, encaixe perfeito e o que muda é o visor frontal que é diferente do original maverick:
A adaptação é até simples, porém exige cuidados na hora de montar o visor central. Tem que tomar cuidados na montagem do mesmo. Eu consegui tirar os visores e trocar de lugar sem mexer no ponteiro. Fiz umas manobras e tirei um coloquei o outro.
No sensor original o visor é preso amassando as laterais e no sensor da F100 o visor é aparafusado. Para isso fiz a marcação e fiz os furinhos no visor original utilizando um preguinho.
Após a montagem com tudos os cuidados, montei tudo no painel, fiz um último teste e fechei o painel.
Este marcador você encontra no Mercado Livre e custa em torno de B$ 120,0 bolsonaros.
É um servicinho chato pra caralho, mas o resultado compensou. Confesso que fiquei o dia todo deste os testes todos, desmontagens, ida a eletrônica, que no meu caso o tensor tava queimado, trocar boia, tomar banho de gasolina, etc, etc…..
ADAPTANDO SENSOR DE COMBUSTÍVEL DIGITAL
E durante as minhas pesquisas, resolvi olhar também marcadores digitais e outros de ponteiros para adaptação externa ao painel. Li muito sobre marcadores tipo Willtec e outros e mesmo depois de todas as adaptações que fiz, optei por usar um externo da marca GUSTER modelo IC-30 de led pregressivos.
Como já usava outros manômetros da marca, resolvi tirar o de amperimetro e coloquei este no lugar. Totalmente configurável e de fácil instalação, ficou bacana e com um resultado preciso igual ao que eu esperava.
Caso opte pelo marcador digitar irá precisar um copo 50mm e um suporte que você encontra com facilidade na internet e custa em torno de B$ 50,0 bolsonaros.
Confesso que ficou excelente os testes realizados de configuração foram perfeitos, ficou bonito no carro, marcou preciso e como disse anteriormente agora meu carro tem reserva considerável e espero que gostem da dica.
Onde comprar?
BOIA DO MAVERICK:
Site Oficial da MOTORPEPE
MANOMETRO DA F100 PARA ADAPTAÇÃO:
Busca no Mercado Livre. Clique Aqui
MANOMETRO DIGITAL GUSTER IC-30
Site Oficial VISUMAIS
ANEL DE VEDAÇÃO E TRAVA DO TANQUE
Em qualquer loja de auto peças boa. Basta pedir anel e trava do corcel, belina e del rey
REGULADOR DE TENSÃO IRF4902
Qualquer loja de eletronica ou internet. Resistor de tensão IRF4902
REGULADOR DE TENSÃO CORCEL 1 / GALAXIE
Em lojas de eletricas antigas ou no Mercado Livre
Veja o video do teste em nosso canal no YOUTUBE:
Fontes de pesquisa: Forum Manual do Maverick, Internet, Maverick73 e os manuais do Maverick
Agradecimentos ao Ramon Freitas (AutoCustom), Mauricio e André Feinho (Frio Ar) e Visumais
Esperamos ter ajudado a todos. Um FORD abraço
Maverick73