Regulando o Comutador de Ignição no Maverick

Caros amigos do Maverick73, atendendo a pedidos, também estamos disponibilizando algumas informações sobre regulagem do comutador de ignição.

São algumas informações sobre os cuidados e os riscos que de uma má regulagem pode causar ao seu carro.

Bom, esperamos com isso sanar a dúvida de todos! Vamos lá:

comutador_ignicao

1) Introdução

O comutador de ignição e partida é como se fosse um interruptor, só que com algumas posições (normalmente três).

Esse dispositivo fica instalado atrás do miolo de ignição do contato. E no caso do maverick fica fixado na coluna do carro. Se você está imaginando que se trata do dispositivo responsável para ligar o veículo acertou em cheio.

Ele possui alguns terminais de contato, sendo um deles entrada de corrente e as demais, saídas.

Quando você insere a chave no miolo e gira o tambor, o mesmo aciona a haste do comutador.

Se você retirar o comutador do lugar e desmembrá-lo do miolo, mesmo sem chave alguma você consegue dar partida no carro apenas puxando a haste do mesmo. Por esse motivo ele fica bem escondido e seu acionamento se dá pelo miolo.

 

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2) Comutador do Maverick

O comutador de ignição do maverick aqui no Brasil é unico e não pode ser adaptado nenhum outro modelo em seu lugar.

Já no USA, este mesmo comutador foi utilizado em diversos outros veiculos como Pinto, Bob Cat, Comet e outros.

Porém o encaixe de chicote e o comprimento da haste são diferentes em alguns destes veiculos e com isso para aquisição de um produto importado você deve saber o código correto referente ao Maverick.

A retirada o comutador de partida é um pouco trabalhosa e no caso do Maverick você tem que remover os parafusos de sustentação da coluna, remover as capas plasticas e arrear a coluna para ter acesso. Antes de instalar o comutador novo, muito importante é a retirada do pino de segurança que vem no produto (veja ao lado).

 

comutador13) Instalando o comutador

O proximo passo é fixar o mesmo a coluna do carro e para isso é muito importante a regulagem da posição do mesmo.

O ideal é antes da remoção do comutador velho, você fazer a marcação da posição do mesmo.

Se você deixar o comutador posicionado muito atrás (sentido parede corta fogo) você corre o risco do carro pegar com um simples toque e com isso o mesmo não recuar e ficar disparando o arranque como se você estivesse segurando a chave girada sem parar.

E se você deixar o mesmo posicionado muito a frente (sentido volante) você corre de dar quase o giro da chave toda e ainda assim o carro custar a pegar.

Portanto você deve observar este posicionamento de modo a pegar com 50% do giro de chave e evitar o acionamento continuo do arranque. Este meio termo é a regulagem ideal.

 

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4) Cuidados com o pós-chave

Evite pendurar inúmeros itens no seu pós-chave. No meu caso, eu utilizei o fio principal do comutador apenas para receber o ar condicionado e evitar super aquecimento do mesmo.

E como disse pessoal não utilize terminais extras neste fio sendo o recomendado, descartar um pequeno trecho enrolar o positivo, soldar os fios necessários e isolar de preferência com fita isolante de qualidade ou alta fusão.

Terminais por melhores que sejam podem causar mal contato e até mesmo incêndio caso feche curto ao esbarrar em alguma parte metalica ou em outros fios descascados.

Caso seu eletricista seja muito experiente, observe que no comutador existe uma vaga vazia onde você pode puxar outro positivo auxiliar, que no meu caso eu utilizo para o som do carro. Basta sacar um dos pinos de contato do comutador velho e instalar nessa vaga.

Se o mesmo não conhecer, não faça isso de jeito nenhum!!!!

 

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5) Cuidados com o encaixe da haste

Observe se a haste está bem encaixada, pois caso a mesma não esteja bem posicionada você pode correr o risco da mesma se soltar e com isso terá que desmontar tudo de novo pra coloca-la no lugar.

Se você observar nesta mesma foto, verá que apenas arreamos a coluna ao maximo para efetuar a montagem do mesmo.

 

 

 

6) Comentários Finais

Antes de você montar novamente os parafusos da coluna e as capas plasticas faça todos os testes possiveis e principalmente deixe o carro funcionando um pouco.

Sugerimos sempre: Procure um profissional que entenda do assunto, e caso não encontre ai na sua cidade e tenha dificuldades pra explicar imprima este esquema aqui e leve para o seu eletricista.

E precisando do comutador de ignição em contato conosco.

Esperamos ter ajudado, um FORD abraço, Arnaldo Landau – Ipatinga – MG

 

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