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INTRODUÇÃO
Bom, sempre recebemos aqui emails de visitantes solicitando dicas para o reparo na região conhecida como “churrasqueira”.
É muito comum com o passar dos anos, sugir vazamentos no pé do bocal causado pelo material ali depositado, especialmente folhas secas e poeira. E como ali não temos acesso para fazer uma boa limpeza, aquilo tudo vira um grude quando você lava e claro e com tempo surge os pontos de ferrugem e quando você assusta tá lá a água pingando no seu pé.
E quem já passou por este problema (como eu), sabe a merda que é andar com o carro debaixo de chuva e água jorrando no seu pé.
E isso quando água não escorre no cantinho passando por baixo do carpete e apodrece o assoalho do carro. E quando você dá conta já tá com dois problemas sérios.
E graças ao amigo Cláudio Sulzle – PR e ao pessoal do Cameo Club (USA) agora podemos demonstrar algumas formas de corrigir o problema.
E como o tema é longo subdividimos em 03 páginas conforme tópicos no menu acima.
DICA 1 – REFAZENDO O BOCAL E RECUPERANDO A CHAPA DA BASE
A primeira dica que iremos passar consiste na recuperação total desde a chapa da base do bocal como tambem o próprio bocal.
E lembre-se antes de iniciar essa atividade, desligue o cabo da bateria.
Este é um reparo lento e a atividade mais chata com certeza é a desmontagem do sistema de ventilador interno.
Pois bem, vamos a sequência das atividades (clique nas fotos para ampliar):
Relembrando os passos importantes e outras informações adicionais:
Utilizar papelão para fazer o molde da chapa pois é mais facil o manuseio, ai vai recortando o papelão até que fique bem encaixado no local desejado, depois é só desenhar na chapa e recortar.
Importante utilizar uma trena pera ir medindo dentro do espaço da grelha e transferindo para o papel até conseguir o molde inicial.
Em seguida, com a chapa recortada, caso necessário, utilize um martelo pequeno para ajuste do encaixe.
Utilizar chapa galvanizada de +ou- 1,5mm de espessura.
O bocal deve ter uns 5cm de altura, enrolado e emendado antes da solda definitiva no lugar.
Importante fazer a vedação das soldas do fundo antes de fixar o bocal, pois não espaço para isso após a solda do mesmo.
Como dica para vedação, recomedamos o vedante chamado KPO vendido em qualquer loja de tintas. É a mesmo usado nos carros modernos.
– No fundo pode ser aplicado um fundo universal nas chapas antes da aplicação do vedante para garantir que não irá enferrujar facilmente.
Achamos conplicadíssimo a utilização da solda com maçarico acredito em função da falta de espaço para chegar na maioria dos pontos de solda.
E tenha um cuidado especial na proteção da lataria, utilizando um pano úmido para proteger a pintura de outras regiões durante os serviços de solda.
Cuidado durante a retirada paralama pois o mesmo entra debaixo do friso pra não correr o risco de danificá-lo.
Só corte a lataria do fundo onde está o bocal se a mesma estiver completamente podre. O ideal é soldar a chapa nova por cima da velha.
Caso a situação da lataria seja irrecuperável ou prefira a troca da peça inteira, existe tambem a opção de compra da churrasqueira nova disponível no mercado.
Esperamos ter ajudado e mais uma vez agradecemos ao Cláudio Sulzle que nos enviou todas as fotos e informações necessárias sobre este reparo.
Um FORD abraço! Arnaldo Landau
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