Maverick GT V8 e GT4

 

gt_fase1O Maverick GT V8 302 foi um sucesso desde o seu lançamento. Era o desejo e o sonho de consumo de uma multidão.

Como o bloco era fundido em V daí o apelido “V8”.

Outro fato bem interessante era o termo motor “canadense” fazendo uma alusão ao Canadá onde a Ford tinha uma fábrica de motores, mais precisamente na cidade de Windsor quase na divisa com os USA.

Estes blocos eram enviados ao USA onde era feita a montagem interna e enviados para o México e Brasil faltando uma série de acessórios como motor de arranque, alternador, mangueiras e outros.

A versão esportiva GT (Gran Turismo) surgiu juntamente com o lançamento dos demais modelos Super e Super Luxo em 1973. Entre as principais diferenças estavam as rodas mais largas, detalhes da pintura e claro o motorzão V8 fazendo deste modelo o mais potente da linha Maverick.

Fase I
Na chamada fase I o maverick GT era conhecido por sua pintura em preto no centro do capu e nas faixas laterais onde trazia a escrita 302 V8 sendo essa sua marca registrada. Além disso havia os boatos de que durante os testes de velocidade o capu costumava abrir e daí a introdução dos grampos de fixação na ponta do capu (travas). Segundo alguns especialistas nas pistas os grampos eram mais fáceis de ser manipulados durante as paradas de boxes e para o uso no dia a dia tinha apenas o caráter estético mesmo.

Vale ressaltar que os mavericks GT V8 mais raros de se encontrar hoje em dia são os que vinham com 03 marchas na coluna de direção.

gt_fase2Fase II

Em 1977 com a chegada da fase II o maverick GT sofreu mudanças estéticas como a retirada dos grampos do capú, utilização de novo volante, nova grade, mesma do LDO, porém pintada de preto.

Houve a extinção do emblema da grade, entradas de ar falsa no capu, novo grafismo lateral e traseiro, nova calota e também as novas lanternas traseiras grandes (toda em plástico).

No caso dos frisos nos anos de 78 e 79 os frisos do contorno das portas também foram extintos, sendo o contorno das portas pintados de preto. O friso do capú continou pois era padrão para todos os modelos.

A maior surpresa também ficou por conta da criação do modelo GT4 dotado de motor 4cc 2.3 OHC.

PRINCIPAIS DETALHES DO MODELO

VOLANTE

No caso do maverick GT foram usados 3 tipos de volante conforme mostrado abaixo:

volante_gt1
Fase I – 1973 a 1975/1976
Mesmo volante do modelo Super
volante_gt2
Fase II – 1976 a 1977/1978
Clássico volante de 3 raios.
volante_ldo
Fase II – 1978 e 1979
Mesmo volante usado na versão LDO

CALOTAS

No caso das calotas do GT também houve mudança entre as fases conforme modelos abaixo:

 calota_gt1
Fase I – 1973 a 1976
Mesma do Super com pintura em preto
calota_gt2
Fase II – 1977 a 1979
Fundo preto com letras FORD em prata

EMBLEMAS

O emblema da grade conforme já dito só foi usado somente na Fase I (73 a 76) e na Fase II (77 a 79) foi extinto com a chegada da nova grade com gomos retangulares maiores dispostos na vertical. Mesma grade do LDO porém toda pintada em preto


emblema_gt
Emblema da grade do GT – Fase I

Na lateral havia além da escrita maverick a clássica bandeirinha quadriculada famosa nos modelos GT. Havia também um emblema com essa bandeirinha fixada na tampa do porta-luvas conforme fotos abaixo:

emblema_lateral
Emblemas laterais GT
emblema_tampa
Emblema GT da tampa porta-luvas

GRAFISMOS LATERAIS

Também no caso dos grafismos laterais houve 03 tipos de grafismos sendo dois para o modelo V8 e outro para o modelo GT4 como podemos ver abaixo:

lateral_gt1
Fase I – grafismo lateral V8
lateral_gt2
Fase II – grafismo lateral V8
lateral_gt3
Fase II – grafismo lateral GT4

TRASEIRA DO CARRO

No caso do grafismo do painel traseiro do modelo também temos 03 tipos sendo duas para o modelo GT que na fase I tinha lanternas com acabamento em alumínio e na Fase II para os modelos V8 e GT4 com lanternas maiores em plástico conforme mostrado abaixo:

traseira_gt1
Fase I – grafismo do painel traseiro do V8
Detalhe para a escrita FORD na lateral da lanterna esquerda
traseira_gt2
Fase II – grafismo do painel traseiro
A grafia FORD está na parte superior na tampa do porta-malas

CAPÔ

Como já dissemos, houve mudanças estéticas nos capús do modelo. Na Fase I tinha presilhas e já na Fase II o destaque ficou por conta das entradas de ar falsas como vemos abaixo:

capu_gt1
Capú do GT – Fase I
capu_gt2
Capú do GT – Fase II

ACESSÓRIOS DO MODELO

Os principais acessórios opcionais a venda para os modelos GT eram o rélogio do console e o famoso conta-giros que era instalado na coluna direção e tinha uma charmosa simetria com os mostradores do painel. Lembrando que para os modelos GT com V8 o conta-giros tinha 6 mil RPM e para os modelos GT4, motor 4cc, tinha 8 mil RPM.

conta_giros_gt
Conta-giros modelo GT
relogio_console
Relógio do Console
:: INTERIOR DO CARRO

Na foto abaixo dá pra você ver alguns detalhes internos como estofamento, volante e emblema do porta-luvas.


interior_gt
Detalhes do Interior do Maverick GT

Para saber detalhes sobre os motores deste modelo clique aqui

Fontes de Pesquisa:
Internet, maverick73 e o excelente livro: Maverick: Um Icone dos 70 – Autor: Paul Willian Gregson (editora alaúde)

 

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