- Leia também »
- Super
- Super Luxo
- GT V8 e GT4
- Maverick LDO
- Modelos Especiais
O Maverick LDO (luxury Decor Option) foi lançado em 1977 na chamada Fase II e veio para substitiur o modelo Super Luxo.
Houve várias mudanças estéticas neste modelo a começar pela grade que foi redesenhada passando a contar com gomos retangulares maiores dispostos na vertical e o contorno destes pintados na cor prata.
Os frisos laterais foram substituídos por outros colocados a meia a altura (cintura).
Outra mudança ainda na lateral do carro foi a introdução de um refletor vermelho próximo a parte traseira do carro bem parecido com os empregados nos modelos americanos.
Continuando com as mudanças, o interior do carro podia ser monocromático como bancos, teto, forros de porta, painel e volante sendo todos da mesma cor.
Os mais comuns para estes acabamentos eram o marrom e o azul.
Houve mudança nas calotas, sendo a deste modelo uma das mais bonitas. O volante era o mesmo usado no Landau com quatro raios.
O friso da base do painel era o mesmo da versão Super Luxo e na tampa do porta-luvas havia um emblema com as letras LDO.
Os botões de comando dos faróis e lanternas passaram a ser quadrados e plásticos (mudança desnecessária)
PRINCIPAIS DETALHES DO MODELO
VOLANTE
O mesmo usado pelo Ford Landau com quatro raios e o acionamento da buzina se dá pressionando a parte central do volante.
Volante do modelo LDO
CALOTAS
No caso das calotas ao centro trazia o desenho de uma coroa dentro de um círculo com fundo preto
Detalhe da calota do modelo LDO
EMBLEMAS
O emblema da grade passou a ser retangular acompanhando os gomos da grade e ao centro há as cores da bandeira da Irlanda, terra de onde os Fords vieram e também os 3 leões onde cada um representa uma geração dos Ford no comando da companhia. (Henry, Edsel e Henry II)
Emblema da grade do modelo LDO
Conforme já dito na tampa do porta-luvas há um emblema retangular semelhante ao do modelo GT com os dizeres LDO:
Emblema do porta-luvas LDO
TRASEIRA DO CARRO
No caso do maverick LDO, além do friso fazendo o contorno do porta-malas (mesmo do Super Luxo), houve também a introdução de um friso em alumínio fazendo o contorno de uma lanterna a outra, que nessa fase passaram a ser maiores toda em plástico, subdividida em 3 gomos como vemos abaixo:
Detalhe do acabamento da traseira do LDO
ACESSÓRIOS DO MODELO
Além do rádios toca-fitas que passou a ser oferecido já no final da fabricação do carro (78 e 79) o principal item opcional oferecido exclusivamente para o LDO era o câmbio automático 3 marchas + ré (Câmbio C4) com acionamento pela alavanca do console como esta abaixo:
Detalhe da alavanca do cambio C4 do LDO
INTERIOR DO CARRO
Na foto abaixo dá pra você ver alguns detalhes internos como estofamento, volante e forros de portas.
Detalhes do Interior do Maverick LDO
Para saber detalhes sobre os motores deste modelo clique aqui
Fontes de Pesquisa:
Internet, maverick73 e o excelente livro: Maverick: Um Icone dos 70 – Autor: Paul Willian Gregson (editora alaúde)
Visite Nossa Loja Virtual
-
Oferta!
Adesivo Vintage Retro Hughes Performance
R$1,00 Comprar -
Adesivo Vintage Retro Ratted – Rust Is Not A Crime
R$2,00 Comprar -
Oferta!
Adesivo Vintage Retro Thrush Muffler Parts
R$1,50 Leia mais -
Adesivo Vintage Retro Union 76 Gasoline
R$2,00 Leia mais -
Oferta!
Adesivo Vintage Retro Bruinoil Bruin Gasoline
R$1,50 Leia mais -
Adesivo Fusca Vintage Volkswagen The Legend
R$2,00 Comprar