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:: O Início
Nascido em 1973 no Brasil, o Maverick 6 cilindros, utilizava peças e componentes já testados, tanto nos Estados Unidos como no Brasil. Foi um dos modelos que a Ford lançou no Brasil, o outro era o V8.
O motor 6 cilindros estava disponível em seu lançamento apenas nos modelos Super Luxo e Super.
Os carros que vinham equipados com este tipo de motor possuiam algumas características como: A suspensão dianteira era independente, com molas helicoidais, compunha-se de peças idênticas as do Mustang e do Fairlane americanos; o eixo traseiro assemelhava-se ao da Rural e das Pick-ups F75 e F100 brasileiras.
Em dois anos de engenharia experimental, a Ford do Brasil realizou as modificações necessárias para adaptar o Maverick às condições de trânsito das ruas e estradas brasileiras.
:: O Motor
Para o motor, a Ford tinha basicamente duas escolhas: desenvolver um totalmente novo, ou selecionar entre os propulsores existentes, aquele que melhor se adaptasse as especificações do automóvel. Optou-se antão pela segunda alternativa onde, foi reestudado o motor de 3.000cc do antigo Itamaraty.
Embora superado, o motor 184 de seis cilindros em linha, levava a vantagem de ser conhecido por grande parte das assistências técnicas da fábrica, gerando menos despesas com treinamento de uma equipe técnica para trabalhar com um tipo de mecânica nova. Este motor foi então reprojetado, aperfeiçoando-se pistões, bronzinas, mancais, sistema de lubrificação, carburação, cabeçote e coletores de admissão e escape. Melhorou-se também um problema antigo do motor 184, a má ventilação do quinto e sexto cilindros e a filtragem de óleo tornado-a total “Full-Flow”.
O Maverick equipado com motor de 6 cilindros, em seu lançamento vinha apenas com alavanca de câmbio na coluna de direção tanto para os modelos Super Luxo e Super, e posteriormente, no modelo de 4 portas, lançado em novembro do mesmo ano. Possuía menos atrativos do que o modelo GT, mas também foi muito cobiçado por uma classe de consumidores, um diferencial ou talvez o maior deles, foi o motor mais “econômico” que o esportivo, provavelmente tenha sido isso que fez com que os modelos Super Luxo e Super, tanto para 2 e 4 portas, venderem no seu primeiro ano, em 1973, 89,3% mais que o modelo GT, ou seja, foram vendidas 16.889 unidades dos modelos equipados com motor de 6 cilindros, contra apenas 2.081 unidades do modelo esportivo, o GT.
O modelo Super Luxo abusava nos detalhes cromados, desde frisos nos pára-lamas até acabamento de painel. Já o modelo Super já não acompanhava tantos detalhes cromados, mas possuía os mesmos assessórios do modelo Super Luxo.
Além do Maverick, este motor básico BF-161 é o mesmo empregado também nos veículos Jeep, Rural Willys e Aero Willys. Vale lembrar que várias especificações técnicas do motor são diferentes entre si de acordo com o tipo de autmóvel.
Estima-se que foram produzidos no Brasil, de 1958 a 1975, mais de 1.000.000 de motores BF-161, utilizado nos carros já citados, ainda em caminhões Ford e até empilhadeiras!
Especificações Gerais do Motor 6cc
Modelo | em linha |
Cilindrada efetiva | 3.015 cm³ |
Taxa de compressão | 7,7 : 1 |
Diâmetro dos cilindros | 101,60 mm |
Curso | 79,38 mm |
Potência máxima (SAE) | 112 HP a 4.400 rpm |
Torque máximo (SAE) | 22,6 mkg a 2.000 rpm |
Carburação | Corpo simples, descendente |
Ordem de ignição | 1 – 5 – 3 – 6 – 2 – 4 |
Marcha lenta | 600 rpm |
Avanço inicial da ignição | 4.° antes do PMS (sem conexão ao vácuo) |
Folga das válvulas (a frio) Admissão e Escapamento | 0,018″ |
Vela de ignição | Motorcraft B-AT6 |
Folga dos eletrodos das velas | 0,028″ a 0,032″ |
Afastamento entre os platinados do distribuidor | Bosch: 0,012″ a 0,016″ Wapsa: 0,017″ a 0,022″ Wapsa: 0,028″ a 0,032″ |
Cabeçote
Volume da câmara (válvulas e velas montadas) | 64 a 67 cm³ |
Sedes da válvula de admissão | Largura: 0,066″ a 0,078″ Ângulo: 43°45′ a 44° |
Instalação das guias das válvulas de admissão (acima da base das molas) | 0,94″ a 1″ |
Excentricidade máxima do assento de válvula | 0,002″ |
Empenamento do cabeçote (máximo) | 0,007″ |
Válvulas e Hastes
Diâmetro da haste | Admissão: 0,3733″ a 0,3738″ Escapamento: 0,3395″ a 0,3405″ |
Folga haste-guia | Admissão: 0,0007″ a 0,0022″ Escapamento: 0,0025″ a 0,0045″ |
Diâmetro da cabeça da válvula | Admissão: 1,75″ Escapamento: 1,387″ a 1,395″ |
Ângulo da face de assento (admissão e escapamento) | 45° mais ou menos 15′ |
Comprimento total da haste | 10,58″ |
Comprimento da haste | 10,345 a 10,375″ |
Excentricidade máxima (haste) | <0,02″ |
Molas das Válvulas
Comprimento livre | Admissão: igual ou aproximadamente 1,97″ Escapamento: igual ou aproximadamente 1,89″ |
Tensão da mola | Admissão (1,66″ – fechada): 73 mais ou menos 3 lbs Escapamento (1,625″ – fechada): 50 mais ou menos 3 lbs Admissão (1,40″ – aberta): 153 mais ou menos 5 lbs Escapamento (1,328″ – aberta): 105 mais ou menos 4 lbs |
Especificações dos Balancins e Tuchos das Válvulas
Relação de levantamento do balancim | 1,3 : 1 |
Folga entre o balancim e o eixo | 0,0007″ a 0,0024″ |
Diâmetro do furo do balancim | 0,7447″ a 0,7456″ |
Folga entre o tucho e bloco do motor | 0,0005″ a 0,002″ |
Torque para giro do parafuso tucho | 3 a 10 lbs pé |
Raio esférico da base do tucho | 30″ |
:: Ficha Técnica – Maverick 6cc
Motor:
6 cilindros em linha, ciclo a quatro tempos, válvula de admissão no cabeçote válvula de escape no bloco, tuchos mecânicos.
Diâmetro 79,38mm
Cilindrada: 3.016cc
Diâmetro x Curso: 79,38mm x 101,6mm
Potência Máxima: 112hp (SAE) a 4.400rpm
Torque Máximo: 22,6mkgf a 2.000 rpm
Taxa de Compressão: 7,7:1
Sistema de Lubrificação:
Tipo “full-flow” (filtragem total) com bomba de engrenagem centrífuga e filtro de elemento recambiável
Sistema de Refrigeração:
A água, com bomba centrífuga, radiador e bomba termostática.
Embreagem:
Monodisco a seco
Transmissão:
4 marchas a frente (alavanca na coluna de direção)
Tração traseira, diferencial com relação de 3,31:1.
Eixo tipo “Hotchkiss” rígido.
Câmbio de 4 marchas à frente todas sincronizadas e uma à ré.
Alavanca na coluna de direção.
Relação:
2,99:1 / 1,99:1 / 1,39:1 / 1,00:1. Ré 3,54:1
Direção:
Mecânica, tipo setor e rosca sem fim. Redução: 32,1:1
Carroceria:
Construção integral tipo monobloco.
Suspensão:
Dianteira, independente, por molas helicoidais, amortecedores telescópicos de dupla ação, tensores longitudinais e barra estabilizadora.
Traseira: eixo rígido, molas semielípticas longitudinais, amortecedores telescópicos de dupla ação.
Freios:
Acionamento hidráulico, tambores nas quatro rodas.
Freio de estacionamento mecânico nas rodas traseiras.
Pneus e Rodas:
Pneus com câmara, 4 lonas, marca Firestone Campeão Supremo 6,45″ 14. Opcionalmente pneus 6,95″ S14. Rodas 5 polegadas de tala
Sistema Elétrico:
12 volts com alternador – sistema convencional.
Dimensões:
Entre eixos: 2,62m (2 portas) e 2,79m (4 portas)
Largura: 1,79m
Comprimento: 4,59m (2 portas) e 4,77m (4 portas)
Altura: 1,35m (2 portas) e 1,37m (4 portas)
Distância mínima do solo: 17,3 cm
Capacidade:
Tanque de combustível: 65 litros
Cárter do Motor: 5,5 litros
Câmbio: 1,5 litros
Diferencial: 1,7 litros
Peso:
1.340kg (indicado); 1.324 (medido)
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