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O Carro
Dois anos depois de lançar o Maverick de 6 e 8 cilindros no mercado brasileiro, a Ford do Brasil apresentava o modelo de 4 cilindros em meados de 1975.
Com o novo motor e outras alterações mecânicas, o Maverick tornou-se mais econômico e mais estável.
As alterações de interior também fizeram dele, um carro mais confortável.
O novo motor foi projetado na Europa e apresentado em fins de 1970 para equipar os carros Cortina, Capri, Taunus e Granada, sendo produzido na Inglaterra e Alemanha. Tinha 2 litros de cilindrada, mas foi reprojetado em vários detalhes e teve a cilindrada aumentada para 2,3 litros.
Em 1973 passou a ser produzido nos Estados Unidos, e, em meados de 1974, passou a ser fabricado no Brasil, para ser fornecido / exportado como equipamento básico dos Mustang II, Ford Pinto e Mercury Bob-Cat nos EUA e no Canadá, já na Argentina equipava o Ford Taunus.
No Brasil, passou a equipar em série os Maverick, as Rural e os F-75.
Este motor foi fabricado até 1996 com algumas alterações, saindo inclusive no Ford Explorer.
O Motor
O novo motor com 4cc (2.3 OHC – Overhead Camshaft), dispostos em linha, desenvolve 99 HP SAE (declarado pela FORD por causa de impostos) a 5.400 rpm, e proporciona ao carro uma velocidade máxima de 155 km/h com um consumo médio de 9,1 litros de gasolina. Possui comando de válvulas no cabeçote, sistema de alimentação “cross-flow” (admissão de um lado e escapamento de outro).
É um dos mais modernos conceitos em motores porque permite maior aproveitamento dos gases, melhorando o rendimento e diminuindo o consumo. A embreagem, monodisco a seco, foi substituída por outra, do tipo “chapéu chinês” com 216mm, que dá maior eficiência ao conjunto em função do maior número de rotações do novo motor.
Tecnicamente este motor é tão bom que a base dele foi usada até 2004 na FORD Ranger 2.3.
O câmbio também foi todo reprojetado, permitindo um engate mais preciso e aproveitamento mais racional do motor. Também está colocado mais a frente e por isso a alavanca de mudanças é reta. O eixo cardã foi alongado e rebalanceado.
Ficha Técnica – Maverick 4cc
Motor:
4 cilindros em linha, dianteiro, quatro tempos, comando de válvulas no cabeçote, acionado por correia dentada, válvula de admissão e escapamento no cabeçote acionadas diretamente pelos balancins apoiado em tuchos hidráulicos.
Cilindrada: 2.300cm³
Diâmetro x Curso: 96,4mm x 79,4mm
Potência Máxima: 99 HP (SAE) a 5.400rpm
Torque Máximo: 16,9mkgf a 3.200 rpm
Velocidade Máxima: 155 km/h – de 0 a 100 km/h em 15,3 segundos
Taxa de Compressão: 7,8:1
Sistema de Refrigeração:
A água, com bomba centrífuga, radiador e bomba termostática.
Embreagem:
Monodisco a seco tipo “chapéu chinês” acionamento mecânico
Transmissão:
4 marchas a frente (alavanca no assoalho)
Tração traseira, diferencial com relação de 3,92:1. Câmbio de 4 marchas à frente todas sincronizadas e uma à ré. Alavanca de mudanças no assoalho.
Relação:
3,596:1 / 2,378:1 / 1,531:1 / 1,00:1. Ré 4,229:1
Direção:
Mecânica, tipo esferas recirculantes. Redução: 22,1:1
Carroceria:
Construção integral tipo monobloco.
Suspensão:
Dianteira: independente, com triângulo superior, braços simples inferiores, barras tensoras diagonais, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação, e barra estabilizadora. Amortecedores telescópicos de dupla ação, tensores longitudinais e barra estabilizadora.
Traseira: eixo rígido, molas semielípticas longitudinais, amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação.
Freios:
A disco nas rodas dianteiras, do tipo autoventilado, e a tambor nas rodas traseiras de acionamento hidráulico.
Freio de estacionamento mecânico atuando nas rodas traseiras.
Pneus e Rodas:
Rodas de aço estampado com aro de 14 polegadas e tala de 5 polegadas, pneus 6,95″ S14, do tipo convencional.
Sistema Elétrico:
12 volts com alternador – sistema convencional.
Dimensões:
Entre eixos: 2,619m
Largura: 1,791m
Comprimento: 4,555m
Altura: 1,346m
Distância mínima do solo: 17,3 cm
Peso:
1.274 kg (aferido)
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