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Lista Geral de Adaptações para Maverick

Atualizado em: 10/11/16.
LEIA COM ATENÇÃO:

ADAPTAÇÕES SÃO PARA CASOS EXTREMOS E SERVEM APENAS COMO ALTERNATIVA OU EMERGÊNCIA.

SEMPRE OBSERVE O PREÇO E DISPONIBILIDADE DA PEÇA ORIGINAL ANTES DE PARTIR PARA A ADAPTAÇÃO.

ANTES DE COMPRAR PEÇAS PARA ADAPTAÇÃO, LEVE A PEÇA VELHA PRA FAZER AS DEVIDAS COMPARAÇÕES, POIS PARTE DAS ADAPTAÇÕES DEPENDEM DA MALÍCIA DO SEU MECÂNICO.

 

Amortecedores Dianteiros e Traseiros. (exceto v8)

Para maiores detalhes clique aqui

Amortecedores Dianteiros II. (todos)

Outra dica de amortecedores dianteiros é usar os da Hilux mais antiga.

Amortecedores Traseiros II. (todos)

Os amortecedores da Nissan 720 também dão certo.

Alternador moderno I. (todos)

O Alternador do Uno dá certo, bastando apenas serrar um dos pés de sustentação.

Alternador moderno II. (todos)

Alternado do Tempra 90A. Para maiores detalhes clique aqui

Alternador moderno III. (todos)

Os Alternadores dos motores FORD CHT também podem ser adaptados. Sempre comparar o novo com o velho antes da troca.

Automático do Arranque. (4cc)

Utilizat automático do Fusca que é o mesmo usado no maverick 4cc.

Automático do Arranque. (6cc)

Utilizar automatico do opala 6cc da marca ZM codigo. ZM 253.

automatico_6cc
Bocal da Bomba dágua. (4cc)

Bocal de alumínio em qualquer loja de Jeep você acha.

 

Bóia do Tanque. (todos)

Pode ser adaptado da F1000 mais velha. Basta curvar mais o pescador conforme a original e diminuir a vareta da boia. É meio trabalhoso mas dá certinho. Precisa da boia velha para molde.

boia_f1000a boia_f1000b
Batente de Regulagem do Capô. (todos)

O mesmo da batente dos modelos Escort/Logus/Verona

batente_capu_verona

Batente das Portas. (todos)

O mesmo da F1000 qualquer modelo
batente_f1000

Batente da Bandeja Superior. (todos)

O mesma da F1000 bastando apenas uma abertura no furo original de encaixe do pino (desbaste simples com uma broca um pouco mais grossa).

Bieletas. (todos)

As mesmas do chevette. Dá certinho

Bobina de Campo e Induzido. (4cc)

São os mesmos do chevette. Basta tirar o anel de encosto conforme foto abaixo.

bobina_campo

Bomba Dágua. (4cc e 6cc)

Em lojas de Jeep vc consegue com facilidade marca Urba ou SKF (marca argentina)

Bocal da Mangueira Superior de água. (4cc)

É o mesmo do Jeep modelo CJ5. Qualquer loja de Jeep você encontra.

bocal_ohc
bocal_6cc

Bóia do Carburador (4cc)

Pode ser usado a do Del Rey

Bomba dágua. (6cc)

A mesma do Jeep. É só sacar o encaixe da hélice e colocar o da bomba velha

Bomba de Gasolina. (6cc)

A mesma do Jeep. Funciona perfeitamente.

bomba_6cc

Borracha do Bocal do Tanque (todos)

A borracha do bocal do Corcel II também podem ser adaptada. É a mesma coisa e encaixe perfeito.

Borracha do Porta-malas (todos)

A do Opala até 88 da certinho.

Borracha dos Vidros Laterais (2 portas)

As borrachas do chevette dão certo. Talvez terá que cortar um pedaço no comprimento.

Borracha do Parabrisa dianteiro (todos sem friso)

As borrachas do opala diplomata e comodoro dão certo. Talvez terá que cortar um pedacinho no ajuste central.

adapt_borracha_dianteira

Borracha do Vidro Traseiro (todos sem friso)

A borracha do vidro traseiro do Corcel II pode ser adaptada sem problemas. Essa adaptação é util para que não possui os frisos traseiros. Lembrando que a parte de debaixo do friso pode ser mantida e para isso basta pintá-la de preto fosco.

adapt_borracha_traseira

Borracha das Portas (2 portas)

As borrachas das portas do Corcel II também podem ser adaptadas. Talvez será preciso cortar algum pedaço.

Burrinhos de Freio I. (fase I)

Os cilindros de freio da D10, D20 e Veraneio são os mesmos para o freio traseiro. código CONTROIL: C-3362 e C-3363 (esq e dir).

burrinho_d10

Burrinhos de Freio II. (fase II)

Os cilindros de freio da F1000 da marca Hipper Freios, código HFCR 1327 e HFCR 1328 também servem direitinho. Site do fabricante hipperfreios.com.br
burrinho_f1000

Buchas do Tensor. (todos)

As do opala podem ser adaptadas.

Buchas da Barra Estabilizadora I. (todos)

As do opala também podem ser adaptadas.

Buchas da Barra Estabilizadora II. (todos)

As do Corcel I também podem ser adaptadas.

Buchas traseiras do Feixe de Molas. (todos)

Você pode usar as buchas da Pampa.

Buchinha presilha do Aro do Farol . (todos)

Você pode usar a bucha de suporte da placa do Santana, Saveiro, Parati e Gol.

presilha_aro_do_farol1

Cabo de Velocímetro. (todos)

Pode ser usado o cabo da F4000

Cabo do Puxador do Capô. (todos)

Pode ser usado o cabo da F1000 mais velha

Cabo de Embreagem (4cc)

Os da F1000 (76-82) da Marca Efrari – Cod.: BD6C7K553A Efrari F-132

Cabo de Afogador (todos)

Pode ser usado o cabo do Fusca

Cabo de Vela (4cc e 6cc)

Na emergência dá pra usar os cabos de chevette. No caso do 6cc só da pra aproveitar os dois cabos mais longos que vem no jogo.

Cabo de Bobina (4cc e 6cc)

O cabo de opala 6cc pode ser usado.

Caixa de Marchas (4cc e 6cc)

A maioria das peças internas são do Jeep e Rural sincronizadas e você encontra em qualquer loja de Jeep.

Calço da Caixa. (4cc)

O calço da D20 dá certo, basta apenas mudar a furação do suporte.

Canaletas dos Vidros. (2 portas)

As canaletas do corcel II dão certinho.

Carburador. (4cc)

O carburador do corcel II (duplo) é o mesmo sendo necessário subsituir somente os gliclês usando os de Maverick.

Chave de Luz (fase II)

A chave de luz da Belina mais nova dá certo.

Chave de Seta (todos)

A chave de seta é a mesma do Corcel I. Inclui pisca-alerta

chave_seta_corcel1

Coifa do Câmbio (todos com console)

A coifa do fiat Uno, mais velho, dá certinho. Você só precisa cortar a manopla que vem junto com a coifa.
coifa_uno

Cruzetas do Cardan . (todos)

É a mesma do V8 marca Platinum cod. PL-2609-UT (C10, D10, D14, F3500) ou Nakata cod. NUJ153.

Direção hidráulica (todos exceto cambio na coluna).

Pode ser adaptada a direção do Omega (tem que fazer flange, ok)

Engrenagem plástica do Cabo do Velocimetro (todos)

A engrenagem que encaixa na caixa de marchas pode ser usada a da F1000 observando a quantidade de dentes. Para saber com precisão qual é o pinhão correto clique aqui

engrenagem_f1000

Filtro de Óleo. (6cc)

Os filtros do modelo fiat são idênticos

Filtro de Óleo. (V8 302)

Os filtros de óleo do Escort CHT dá certo para o motor V8

Filtro de Ar. (4cc)

O mesmo do Del Rey (qualquer ano)

Filtro de Ar II (4cc)

O mesmo do Monza, Kadett e Ipanema (tecfil: AR8833)

Filtro de Ar. (6cc)

O mesmo da Caravan e do Opala (6 bocas)

Farol (todos)

É inacreditável mais o farol da Honda Twister dá certinho. É só encaixar. Tem lente lisa melhor foco e custa uma mixaria.

Haste da Chave de Seta com Relampejador (todos)

Haste com Relampejador Cromado Corcel até 77 e Pick-up – nº original BD5M13W306A”. (Cod RE-704) Marca Amefil (www.amefil.com.br).
haste_de_seta

Freio Hidrovácuo (todos)

Pode ser adaptado o hidrovacuo do opala até 92. Necessita de trabalho em torneria e compra do flange para instalação do hidrovacuo.

hidrovacuo_opala

 

Interruptor do Pedal de Freio (todos)

É o mesmo da F1000 e não precisa adaptar nada. É só trocar um pelo outro. Cuidado para não esquecer de colocar a trava.

interruptor_pedal_f1000

Interruptor de Luz (fase I)

O interruptor de luz do Fase I pode ser substituído pelo da F100/F1000/F2000/F4000 da marca Marília ref. IM-11.007 encontrado em lojas de peças para caminhões. Custa cerca de R$127,00. Eletricamente é idêntico e faz todas as funções do original. A haste onde o botão é fixado deve ser aumentada em 28mm para que tenha o tamanho da original. Dica: O ideal é você soldar um parafuso da mesma rosca (polegada) pois assim você aproveita o mesmo botão original que é enroscado.

interrup_luz_fase1

Interruptor de Luz de Ré (4cc)

Dá para adaptar a da linha Fiat (Uno/Elba/Premio/Fiorino 91 em diante), cuja referência é RH4433 do fabricante 3RHO. www.3rho.com.br.

Detalhe: tem que pegar uma porca cuja rosca dê certo neste interruptor e ajustar a sua espessura de tal modo a proporcionar
uma distância que ao engatar a marcha ré, o interruptor seje acionado e acenda efetivamente as luzes e, ao
desengatar, as mesmas sejem efetivamente apagadas.

luz_re_fiat

Lonas Traseiras I. (fase II)

As lonas da Pampa servem perfeitamente e custam uma mixaria.

Lonas Traseiras II . (fase II)

As lonas da Brasília servem e também custam uma mixaria.
lona_freio

Lonas Dianteiras. (freio a tambor)

As lonas da F1000 são mais grossas, bastando somente mudar a furação dos pinos.

Mangueira superior do radiador (6cc)

São as mesmas de Jeep CJ5

mangueira_6cc

Mangueira Bomba D’água (v8 302)

Um alternativa é usar a mangueira da bomba dágua Passat até 85. Basta corta no tamanho. Código da peça: 6306

mangueira_v8_302

Miolo das Portas (todos)

O miolo das portas do Del Rey / Corcel II dão certinho inclusive as travas. Caso não queira andar com a chave escrito Del Rey ou Corcel II transfira o segredo para um chave de Maverick virgem que você encontra no mercado com facilidade.

miolo_portas

Pára-sol. (todos)

Os da C10 podem ser adaptados. Cuidado somente com o encaixe triangular.

Pastilha de freio. (fase II)

Pode ser adaptada as de Kombi, F1000, opala. Vai depender da pinça.

Pinça de Freio I. (todos)

As pinças da F1000 podem ser adaptadas. Para freio a tambor é necessário trocar manga de eixo.

Pinça de Freio II (todos)

A pinça de freio da Kombi Pode ser adaptada. Para maiores informações. Clique aqui

Pivô Superior (todos)

Dá pra adaptar perfeitamente e por preço de banana o pivô da D20 até 92 na bandeja superior fazendo apenas um furo de 8mm central. Codigo: SKF VKDS 4378.

pivo_d20

pivo_d20b pivo_d20c
Platinado (6cc)

É o mesmo do Dodginho 1800 (observar distribuição WAPSA ou BOSCH). Marcas Platinac ou Icesa.

Pistão da Pinça de Freio. (fase II)

Os pistões da pinça de freio do Ford Explorer servem perfeitamente no maverick. Pistão 66mm.

pinca_pistao

Retentores da Ponta da Caixa. (6cc)

Os retentores do de opala/caravan 69/87, F350/F4000, A10/A20/A40, Chrysler/Dodge D100 até são identicos. Mesma medida e diâmetro. Códigos: DECAR 26666 – GMB 301 227 C / SABÓ 01877 / SABÓ 0049

retentor_eixo_piloto_6cc

Retentores do Eixo Piloto. (6cc)

Os retentores do de opala 74, Chevette e Gurgel são identicos. Mesma medida e diâmetro. Código: SABÓ 01833.

Retentores dos Freios (buchas). (fase II)

Colocar buchas (retentores) da C10

Retentores da Polia do Motor. (v8 302)

Mesmo retentor da saida da caixa da Mercedes 608

Retentores das Válvulas. (6cc)

Os retentores do Opala 6cc dão certo

Retentores das Válvulas. (4cc)

Os retentores de válvulas da Besta 2.7 a diesel dão certo e são para alta temperatura e reforçadas.

Reparo do Cilindro Mestre (cilindro original). (fase I)

Pode ser usado o da F75, Veraneio

Rolamento Externo do Cubo. (todos freio a disco)

Os da Kombi são idênticos.

Rolamento da Coluna de Direção I. (todos)

Pode ser usado o rolamento da coluna da F1000.

rolamento_direcao

Rolamento da Coluna de Direção II. (todos)

Pode ser usado o rolamento da coluna do Corcel e Del Rey da marca W.Zanoni (cod 5269).

rolamento_direcao2

Sensor de Pressão de Oleo. (4cc)

Podem ser usados os de Mondeo, Escort, Verona e Ford KA. A Código: 3-RHO modelo 3324 / Marflex 7191.

Sensor de Pressão de Oleo. (6cc)

Podem ser usados os de Toyota Hilux, Besta, Opala/Caravan. Códigos: 3-RHO modelo 3311 / Marflex modelo 7171 / 3-RHO modelo 3378.

sensor_oleo_6cc

Sensor de Temperatura I. (4cc)

Podem ser usados os de Fiorino 87, Premio 87, Tempra 92 e Uno velho. A marca é VDO modelo D15205.

Sensor de Temperatura II. (4cc)

Podem ser usados os de Fiats da década de 80 e 90. código MTE-Thomson 3042. Este sensor arma com temperatura inferior ao original que é na casa de 110°C, ou seja, previne que a junta do cabeçote queime.

sensor_temperatura

Sensor de Temperatura. (6cc)

Podem ser usados os de caminhões VW. código MTE-Thomson 3024. Este sensor arma com temperatura inferior ao original na casa de 110°C, ou seja, previne que a junta do cabeçote queime.
sensor_temperatura_6cc

Sensor de Temperatura. (v8 302)

Podem ser usados o mesmo do Fiat Palio código MTE-Thomson 3046. Este sensor também arma com temperatura inferior ao original dando uma margem maior de segurança.
sensor_temperatura_v8

Selos do Motor. (4cc)

São os mesmos da Ford Ranger ou Motor Perkins que você encontra em lojas de caminhão. Diametro. 38,4mm.

Soquete de Lâmpadas Traseiras. (todos)

Serve os de Corcel I. Na maioria dos casos você encontra o de plástico. Nesse caso tem que puxar um fio para o terra.
soquete_corcel

Tensor da Correia Dentada 2.3 OHC (4cc)

O tensor da correia dentada da Ranger 2.3 e 2.5 a gasolina é o mesmo do OHC. Códigos: NYTRON: 7754 e da COBRA: 6254.

tensor_correia

Tranca do Porta-malas. (todos)

O miolo do porta malas do Del Rey dá certo. Vc só aproveita a trava e haste do antigo.

Válvula Termostática. (4cc)

Pode ser usada a válvula do Fiesta ou Corrier 1.4 – Zetec (MTE 217.82).
valvula_courrier

Válvula Termostática. (6cc)

Pode ser usada a válvula do Jeep 6cc.

Ventoinha Elétrica (4cc e 6cc)

O ventoinha do Astra / Vectra, 2002 em diante fica excelente no maverick. Veja detalhes no menu desta página no item Ventoinha Elétrica.

ventoinha

Agradecimento especial ao amigos visitantes que nos enviaram suas dicas:
Tainan Sivelli,Carlos Feruti, Reginaldo da Silva, Frederic Lages, Fabiano Nunes, Diogo Resende, Baltazar Said, Otávio Melo, Márcio Hermes, Luiz Cláudio, Márcio André, Marcos Ouverney e Sérgio de Paula

* Se você sabe de alguma adaptação que dá certo
por favor envie email se possível com fotos para

maverick73@maverick73.com.br