Caros amigos, sabemos que existem uma série de vetoinhas que podem ser adaptadas como as do Fiesta, Uno e várias universais sejam duplas ou simples.
Na maioria dos casos, o grande problema pode ser a fabricação de suportes.
Nesta dica abaixo, iremos demonstrar como foi feita a adaptação do ventoinha elétrica do ASTRA (2002 em diante) para o maverick 4cc e 6cc. No caso do V8 a mais indicada é a dupla da S10 (não tenho fotos).
As grandes vantagens que vimos nesta adaptação, foram a simplicidade na instalação, o diametro desta vetoinha (±38cm), o valor até considerado baixo se levarmos em conta a modernização que ela proporciona e o alívio do motor que não terá mais que tocar aquela helice pesada o tempo inteiro!
FIXAÇÃO DA VENTOINHA
O radiador foi retirado e na bancada fizemos a centralização da ventoinha, marcação e o corte do excesso lateral de sua carcaça plástica conforme foto ao lado.
Levamos em conta durante a marcação, a altura da ventoinha de acordo com a capa defletora do radiador.
Importante: Não esqueça de testar a ventoinha antes de cortar a sua carcaça.
Em seguida, é feita a confecção dos suportes (presilhas) que irão fixar a ventoinha ao radiador. Para isso utilizamos chapinhas simples que foram dobradas de acordo com a carcaça da ventoinha e furadas para receber os parafusos.
CONFERINDO A FIXAÇÃO
Não fizemos nenhum furo na carcaça do radiador, sendo a ventoinha fixada nos próprios furos existentes no radiador. Ou seja, as chapinhas do suporte devem ser fabricadas de acordo com os furos da carcaça do radiador.
Após a fabricação de todos os suportes, furação e fixação da ventoinha nos 4 cantos, novamente fizemos outro teste pra checar vibrações ou eventuais correções. (Na foto ao lado vemos nosso amigo Felipe fazendo os testes).
Concluído todos os testes, a ventoinha foi retirada do radiador para ser montada no local (recomendado).
RETIRANDO A HÉLICE.
Retiramos a hélice e o espaçador e substituímos os parafusos da polia por outros menores já que os originais são bem mais compridos.
Importante: Não esqueça de usar arruelas de pressão nos parafusos.
Utilizamos 4 parafusos com 1,5cm de comprimento rosca 5/16″. O padrão destes parafusos é 4,5cm, então todos foram cortados na medida de 1,5cm para evitar que estes esbarrem na carcaça da bomba dágua e façam um bom aperto.
Ligamos brevemente o motor só pra checar se não houve desalinhamento da polia.
MANGUEIRA INFERIOR
Para adaptarmos o cebolão que irá armar a ventoinha, utilizamos o “Tubo Adaptador Cebolão da Ventoinha – Cano de Agua Tempra” da marca Valclei (em breve informo o código).
Importante: Utilizamos cebolão universal para armação em 87ºC.
No painel instalamos um relé auxiliar DNI 0102.
Caso queira instalar manometros, é importante que sua caixa de fusíveis tenha espaço pra isso. Se você usa uma caixa antiga, recomendamos a instalação de uma caixa de fusíveis tipo opala, corcel II, chevette e outros com mais vagas. A maioria destes instrumentos não permitem que sejam jampeados em outro fusível.
Em seguida fizemos o corte da mangueira (3cm) para instalação do tubo adaptador, fixados por braçadeiras.
Fizemos a preparação do chicote com os conetores da ventoinha e cebolão ligados ao relé aulixiar e fizemos a conferência geral dos apertos do radiador e ventoinha.
Particularmente, também instalei nos painéis do carro os manomentros com RPM, temperatura da água e do óleo da marca Sprectrum.
Dica: Caso também queira instalar manometros, verifique catálogos da 3-RHO, Marflex e outros para saber quais sensores de óleo e temperatura são compatíveis com o seu carro (circuito aberto)!
Importante: Não deixe eletricista pé rapado mexer em seu carro. Procure profissional qualificado!
RESULTADO
Bom o resultado não poderia ser melhor. E no caso de uma futura instalação de ar condicionado sem sombra de dúvida deve ser instalada uma ventoinha elétrica.
O motor fica mais leve e segundo informações ganha-se até alguma coisinha em rendimento, além é claro, da melhora no arrefecimento!
Você irá conseguir uma ventoinha dessa usada em bom estado por cerca de 250 reais. No total fica em torno de 400 reais esta instalação.
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Obrigado ao Felipe e Geisy da Auto Elétrica Ideal pela paciencia que tiveram comigo!!! Esperamos ter ajudado!!! Arnaldo Landau |
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