Adicionar à lista de espera We will inform you when the product arrives in stock. Just leave your valid email address below.
Email Quantity We won't share your address with anybody else.

Adaptando Ventoinha Elétrica no Maverick

Caros amigos, sabemos que existem uma série de vetoinhas que podem ser adaptadas como as do Fiesta, Uno e várias universais sejam duplas ou simples.

Na maioria dos casos, o grande problema pode ser a fabricação de suportes.

Nesta dica abaixo, iremos demonstrar como foi feita a adaptação do ventoinha elétrica do ASTRA (2002 em diante) para o maverick 4cc e 6cc. No caso do V8 a mais indicada é a dupla da S10 (não tenho fotos).

As grandes vantagens que vimos nesta adaptação, foram a simplicidade na instalação, o diametro desta vetoinha (±38cm), o valor até considerado baixo se levarmos em conta a modernização que ela proporciona e o alívio do motor que não terá mais que tocar aquela helice pesada o tempo inteiro!

corte_excesso

FIXAÇÃO DA VENTOINHA

O radiador foi retirado e na bancada fizemos a centralização da ventoinha, marcação e o corte do excesso lateral de sua carcaça plástica conforme foto ao lado.
Levamos em conta durante a marcação, a altura da ventoinha de acordo com a capa defletora do radiador.
Importante: Não esqueça de testar a ventoinha antes de cortar a sua carcaça.
Em seguida, é feita a confecção dos suportes (presilhas) que irão fixar a ventoinha ao radiador. Para isso utilizamos chapinhas simples que foram dobradas de acordo com a carcaça da ventoinha e furadas para receber os parafusos.

Adaptação de Ventoinha Elétrica no Ford Maverick

CONFERINDO A FIXAÇÃO

Não fizemos nenhum furo na carcaça do radiador, sendo a ventoinha fixada nos próprios furos existentes no radiador. Ou seja, as chapinhas do suporte devem ser fabricadas de acordo com os furos da carcaça do radiador.

Após a fabricação de todos os suportes, furação e fixação da ventoinha nos 4 cantos, novamente fizemos outro teste pra checar vibrações ou eventuais correções. (Na foto ao lado vemos nosso amigo Felipe fazendo os testes).

Concluído todos os testes, a ventoinha foi retirada do radiador para ser montada no local (recomendado).

polia

RETIRANDO A HÉLICE.

Retiramos a hélice e o espaçador e substituímos os parafusos da polia por outros menores já que os originais são bem mais compridos.
Importante: Não esqueça de usar arruelas de pressão nos parafusos.
Utilizamos 4 parafusos com 1,5cm de comprimento rosca 5/16″. O padrão destes parafusos é 4,5cm, então todos foram cortados na medida de 1,5cm para evitar que estes esbarrem na carcaça da bomba dágua e façam um bom aperto.

Ligamos brevemente o motor só pra checar se não houve desalinhamento da polia.

t_tempra

MANGUEIRA INFERIOR

Para adaptarmos o cebolão que irá armar a ventoinha, utilizamos o “Tubo Adaptador Cebolão da Ventoinha – Cano de Agua Tempra” da marca Valclei (em breve informo o código).
Importante: Utilizamos cebolão universal para armação em 87ºC.
No painel instalamos um relé auxiliar DNI 0102.

Caso queira instalar manometros, é importante que sua caixa de fusíveis tenha espaço pra isso. Se você usa uma caixa antiga, recomendamos a instalação de uma caixa de fusíveis tipo opala, corcel II, chevette e outros com mais vagas. A maioria destes instrumentos não permitem que sejam jampeados em outro fusível.

t_no_lugarEm seguida fizemos o corte da mangueira (3cm) para instalação do tubo adaptador, fixados por braçadeiras.

Fizemos a preparação do chicote com os conetores da ventoinha e cebolão ligados ao relé aulixiar e fizemos a conferência geral dos apertos do radiador e ventoinha.

Particularmente, também instalei nos painéis do carro os manomentros com RPM, temperatura da água e do óleo da marca Sprectrum.

Dica: Caso também queira instalar manometros, verifique catálogos da 3-RHO, Marflex e outros para saber quais sensores de óleo e temperatura são compatíveis com o seu carro (circuito aberto)!

Importante: Não deixe eletricista pé rapado mexer em seu carro. Procure profissional qualificado!

manometros

RESULTADO

Bom o resultado não poderia ser melhor. E no caso de uma futura instalação de ar condicionado sem sombra de dúvida deve ser instalada uma ventoinha elétrica.

O motor fica mais leve e segundo informações ganha-se até alguma coisinha em rendimento, além é claro, da melhora no arrefecimento!

Você irá conseguir uma ventoinha dessa usada em bom estado por cerca de 250 reais. No total fica em torno de 400 reais esta instalação.

Outras fotos da instalação (chicote, centralização da ventoinha, suporte esquerdo e suporte direito):
chicote ventoinha suporte_esq suporte_dir

Obrigado ao Felipe e Geisy da Auto Elétrica Ideal pela paciencia que tiveram comigo!!! Esperamos ter ajudado!!!

Arnaldo Landau