Adicionar à lista de espera We will inform you when the product arrives in stock. Just leave your valid email address below.
Email Quantity We won't share your address with anybody else.

Adaptação de Pinça de Freio no Ford Maverick




INTRODUÇÃO

Esta é mais uma dica de adaptação tendo como base as pinças da Kombi que são bem resistentes e de fácil aquisição no mercado. Se observamos, veremos que as pastilhas são bem similares ao conjunto de freio do Maverick fase II.

Pois bem, para a adaptação da pinça de Kombi serão necessários a compra ou fabricação de seguintes itens:

– PAR DE PINÇAS DE KOMBI (ano eu nao sei.)

– FABRICAÇÃO DE 04 ESPAÇADORES (com chapa de 6mm (1/4″) de espessura

– 08 PARAFUSOS PARA PINÇAS (12mm mais compridos que os originais)

– 04 PARAFUSOS PARA PASTILHAS (12mm mais compridos que os originais)

– FABRICAÇAO DE UMA ARANHA PARA TRAVAMENTO DAS PASTILHAS

– 16 O-RINGS PARA PINÇAS E ESPAÇADORES

– 04 EMBUCHAMENTOS DE COBRE PARA PINÇAS

ALGUNS DETALHES DA ADAPTAÇÃO

O espaçamento padrão do disco do maverick é 2mm, portanto as pinças da kombi normais sem a adaptação não permitirão o encaixe do disco uma vez que o disco da kombi possui cerca de 16mm de espessura. Daí a necessidade da fabricação dos espaçadores.

Os furos de fixação das pinças da kombi são mais largos do que os do maverick e por isso é necessário o embuchamento das pinças em cobre na furação do maverick. Para isso leve as pinças da kombi em tornearia e faça as buchas utilizando os parafusos originais.

Para evitar que as pastilhas fiquem balançando uma nova aranha terá que ser feita utilizando chapa galvanizada (+ou- 0,5mm) e pina-la. As aranhas devem ser fabricadas após os espaçadores para ficarem na medida certinha

Os o-rings servem para a vedação do fluido entre pinças e espaçadores daí a necessidade da compra de 08 o-rings para cada pinça. Os o-rings tem aproximadamente 10mm de diametro com parede de 2mm.

Os parafusos devem ter aproximadamente 12mm ou 1/2″ a mais que originais. Para medida exata, compre os mesmos após a fabricação dos espaçadores.

Aconselhamos a fabricação dos espaçadores em chapa de boa qualidade. Não foi testada a fabricação dos mesmos em alumínio, portanto não sabemos da resistência do mesmo para este tipo de aplicação.

Dependendo da espessura real dos seus discos os espaçadores podem sofrer variação de espessura. O ideal é pegar várias arruelas e colocar entre as duas parte da pinça até descobrir a medida exata do espaçador a ser fabricado com base nos seus discos. O padrão médio é 6mm. Cuidado pra não ferir nada na pinça nova.

As pinças são as de kombi mesmo. Portanto como não entendo porra nenhuma de VW, especialmente de kombi, não sei te falar que ano é, qual modelo, se pode ser usada outra linha da VW etc… Nem perca seu tempo me mandando email me perguntando a respeito.

Acreditamos que baseando na galeria de fotos abaixo, fica fácil a adaptação destas pinças:

Mais uma vez agradecimento ao meu grande amigo “Lemão” (Alessandro Lombardo) de Araraquara – SP pelo material e informações.