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Montando o miolo de ignição Maverick

Introdução

Caros amigos do Maverick73, como é muito comum visitantes nos escreveram com esta dúvida, até que enfim hoje eu criei coragem e fiz o passo a passo desmontando no meu carro e utilizando peças que tenho aqui para que você saiba todos os detalhes.

A operação de sacar o miolo velho e montar o miolo novo é aparentemente simples. O que dá trabalho mesmo é desmontar tudo.

Bom, esperamos com isso sanar a dúvida de todos! Vamos lá:

001) Localização do furo

Veja este é furinho onde o pino que trava o miolo fica encaixado.

E pra ter acesso a ele, não tem jeito você terá que desmontar:

– Volante
– Capas plasticas de acabamento
– Haste da chave de seta
– Chave de seta para a lateral.
– Rolamento da coluna (se quebrar fudeu o trampo**)

062) Removendo o Volante

O primeiro passo para sacar o miolo é desmontar o volante.

Nesta explicação aqui, estamos tomando como base todos os volantes originais. Remova o botão ou capa da buzina e utilizando uma chave catraca com cachimbo 24 (a maioria é) solta a porca somente até a metade.

Não dê pancada de especie alguma pra tentar tirar o volante, pois o rolamento da coluna é extremamente sensível e quebra atoa.

Caso você force o volante pra cima sem bater e ele não queira sair de jeito nenhum, tente colocar um pouco de White Lub ou similar e se mesmo assim não sair, sugiro que compre antes um rolamento da coluna, pois pra dar pancada ele vai quebrar mesmo.

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3) Removendo as capas plásticas

O proximo passo é retirar as capas plasticas de acabamento da coluna, pois você terá que tirar a haste da chave de seta e com elas no lugar fica impossivel fazer o serviço.

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4) Removendo as haste da chave de seta

Para soltar a chave de seta antes é preciso retirar a haste da chave de seta.

Mesmo o fio da haste da chave de seta sendo cumprido eu sugiro que desconecte ele no pé (embaixo) e puxe-o todo pra fora e só então venha desenroscando a haste e claro, a cada volta na haste de uma volta no fio tambem para que ele não fique enrolado na haste e venha arrebentar.

Na hora que for montar a haste o processo é reverso. Enrosque primeiro a haste e depois volte com fio pelo furo e reconecte-o.

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5) Removendo Chave de seta

Para soltar a chave de seta você deve remover os 3 parafusos conforme indicado pelas setas.
E pelo amor de Deus não dê pancada, não use chave philips velha, pois pode escapar e daí você ferra a chave de seta.
Guarde a porra dos parafusinhos hein!!!
Não a necessidade de desconectar a chave de seta do carro.
Os fios dela tem um pouco de folga no comprimento e com isso baste puxa-la e coloca-la para lateral como demonstrado nessa foto.

016) Posicionando o miolo para retirada

Na foto ao lado observe no círculo que o miolo tem um pino-trava. E para encaixar o miolo este pino precisa abaixar senão ele não passa nos sulcos do flange da coluna.

02Se você tiver com a peça nova em mãos observe que se você girar a chave encontrará uma posição em que este pino abaixa conforme a foto ao lado.

12E no carro como vou achar a posição correta?
Simples: Basta girar a chave e colocar na posição “ALT” aceso. Daí o porque da bateria não ter sido desligada!
Agora, caso o miolo do seu carro não tenha mais a chave, tá travado aí fudeu.
Sinceramente só o “Macgiver” pra te ajudar pois o miolo precisa ser girado conforme fotos anteriores.

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Segundo o Felipe, meu eletricista, ele sofreu mais do que bolachinha na boca de banguela pra tirar um sem chave, teve que preparar uma ferramentinha e dar umas pancadinha ali. Não tenho mais informações sobre como retirar miolo sem chave.

147) Sacando o miolo

Pra sacar o miolo, basta tem em mãos um finco curvado, pra enfiar no seu buraquinho, alias do carro e em seguida é só pressionar e puxar o miolo lateralmente.
O meu finco eu fiz com raio de bicicleta… Tambem era a unica coisa que tinha na hora.
E com isso eis o miolo fora do carro.
Simples não? Simples o caralho…. porra tem que desmontar uma porrada de coisa…

 

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8) Montando o miolo novo.

Antes de montar o miolo novo, não esqueça de passar uma graxinha nos sulcos onde o miolo desliza para dentro.
É muito comum, alguns anos de fabricação, miolos com o pino da ponta mais largos.
Se caso, ao encaixar o miolo novo e o mesmo não encostar até o final, basta apenas limar um pouco do pininho circulado na foto ao lado e pronto.
Não é todos em todos os casos, mais pode acontecer.
100% dos miolos novos são importados, portanto pode sofrer variação de modelo, uma vez que várias peças do maverick americano não segue os padrões do maverick brasileiro.

159) Finalizando. Cuidados

Ahhh, antes que eu esqueça:
Andou no carro sentir que o volante chacoalhou tudo, “I’m sorry”, mais você quebrou o rolamento e não viu (que é muito comum). Nesse caso, alem de desmontar tudo, a chave de seta deve ser totalmente retirada. E não se esqueça que o rolamento é preso por uma trava e deve ter muito cuidado ao removê-la, para não quebra-la ou o pior deixar ela sumir.
Se isso acontecer, se inscreva ainda hoje na Porta da Esperança do Silvio Santos, ok.

E pra montar o rolamento novo, ele deve ser descer bem alinhadinho, com graxa no eixo, com a capinha anti-impacto bem encaixada e nada de pancada. Senão você vai quebrar o novo também. Muito cuidado.

10) Comentários Finais

Antes de você montar novamente o volante faça o teste com as setas, dois lados, ligue o carro pra ver se tá tudo ok.

Ná duvida, procure um profissional que entenda do assunto, e caso tenha dificuldades pra explicar imprima este esquema aqui e leve para o seu eletricista.

E precisando do miolo de ignição, chave de seta, haste da chave de seta e rolamento da coluna entre em contato conosco.

Esperamos ter ajudado, um FORD abraço, Arnaldo Landau – Ipatinga – MG