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Montando o Rolamento da Coluna do Maverick

Introdução

Caros amigos do Maverick73, como visitantes nos escreveram com esta dúvida, volante com trepidação, tudo batendo ali, vítimas de rolamento de direção ferrado. Fiz o passo a passo desmontando no meu carro aproveitando a troca que eu ja ia fazer.

A operação em tese é aparentemente simples. O que dá trabalho mesmo é desmontar tudo.

Bom, esperamos com isso sanar a dúvida de todos! Vamos lá:

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1) Removendo o Volante

O primeiro passo é desmontar o volante.

Nesta explicação aqui, estamos tomando como base todos os volantes originais. Remova o botão ou capa da buzina e utilizando uma chave catraca com cachimbo 24 (a maioria é) solte a porca somente até a metade.

Evite dar pancadas fortes ao tirar o volante e tome muito cuidado com a rosca do varão da coluna.

Caso você force o volante pra cima sem bater e ele não queira sair de jeito nenhum, tente colocar um pouco de White Lub ou similar.

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2) Removendo a haste da chave de seta

Para soltar a chave de seta antes é preciso retirar a haste da chave de seta.

Mesmo o fio da haste da chave de seta sendo cumprido eu sugiro que desconecte ele no pé (embaixo) e puxe-o todo pra fora e só então venha desenroscando a haste e claro, a cada volta na haste de uma volta no fio tambem para que ele não fique enrolado na haste e venha arrebentar.

Na hora que for montar a haste o processo é reverso. Enrosque primeiro a haste e depois volte com fio pelo furo e reconecte-o.

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3) Removendo a chave de seta

Para soltar a chave de seta você deve remover os 3 parafusos conforme indicado pelas setas.

E pelo amor de Deus não dê pancada, não use chave philips velha, pois pode escapar e daí você ferra a chave de seta.

Guarde a porra dos parafusinhos hein!!!

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Não a necessidade de desconectar a chave de seta do carro.

Os fios dela tem um pouco de folga no comprimento e com isso baste puxa-la e coloca-la para lateral como demonstrado nessa foto.

guia_buzina4) Retirada a guia de contato

Após a retirada da chave de seta faça a retirada da guia de contato da buzina. Muito cuidado para não perde-la. Sem ela nada feito e adeus buzina.

trava_rolamento5) Retirada a trava do rolamento

Após a retirada da guia, com alicate de bico, próprio para a atividade, retire a trava com cuidado e em seguida, jogue um pouco de white lub ou similar entre rolamento e varão para facilitar a retirada do mesmo.

Se necessário, dê umas pancadinhas de leve no varão pra descolar o rolamento.

rolamento_novo

6) Montando o rolamento novo

Para a montagem do rolamento novo, passe bastante graxa de qualidade pois este rolamento exige boa lubrificação.

Evite ao máximo dar pancadas durante a montagem do mesmo, especialmente nas bordas do mesmo.

E o rolamento? Onde encontrar?

Este rolamento é facil de achar, pois é o mesmo usado em corcel I, Del Rey e F1000 da marca W. Zanoni código 5269 da borda ondulada.

Existem dois tipos de rolamento. Não use da borda lisa, ok.

reaperto_flangeAntes de recolocar a chave de seta no lugar, confira o aperto dos parafusos que prendem o flange superior a base e faça o reaperto se necessário.

É muito comum problemas de folgas na coluna causadas por falta de ajuste nesses flanges.

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7) Finalizando. Cuidados

Uma lista de cuidados especiais a conferir antes da montagem final:
– Verificar se não esqueceu de montar a trava do rolamento ou guia da buzina.
– Conferir o aperto correto dos 3 parafusos da chave de seta.
– Não esquecer de primeiramente enroscar a haste da chave de seta e só depois passar o fio e religá-lo.
– Verificar a reconexão dos fios da buzina.
– Fazer o teste final da seta e alerta antes de montar o volante.
– Verificar o alinhamento das rodas e posição do volante antes do aperto da porca central.

Na dúvida, procure um profissional que entenda do assunto e caso tenha dificuldades pra explicar imprima este esquema aqui e leve para o seu eletricista.

Um FORD abraço, Arnaldo Landau – Ipatinga – MG