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Introdução
Caros amigos do Maverick73, como visitantes nos escreveram com esta dúvida, volante com trepidação, tudo batendo ali, vítimas de rolamento de direção ferrado. Fiz o passo a passo desmontando no meu carro aproveitando a troca que eu ja ia fazer.
A operação em tese é aparentemente simples. O que dá trabalho mesmo é desmontar tudo.
Bom, esperamos com isso sanar a dúvida de todos! Vamos lá:
1) Removendo o Volante
O primeiro passo é desmontar o volante.
Nesta explicação aqui, estamos tomando como base todos os volantes originais. Remova o botão ou capa da buzina e utilizando uma chave catraca com cachimbo 24 (a maioria é) solte a porca somente até a metade.
Evite dar pancadas fortes ao tirar o volante e tome muito cuidado com a rosca do varão da coluna.
Caso você force o volante pra cima sem bater e ele não queira sair de jeito nenhum, tente colocar um pouco de White Lub ou similar.
2) Removendo a haste da chave de seta
Para soltar a chave de seta antes é preciso retirar a haste da chave de seta.
Mesmo o fio da haste da chave de seta sendo cumprido eu sugiro que desconecte ele no pé (embaixo) e puxe-o todo pra fora e só então venha desenroscando a haste e claro, a cada volta na haste de uma volta no fio tambem para que ele não fique enrolado na haste e venha arrebentar.
Na hora que for montar a haste o processo é reverso. Enrosque primeiro a haste e depois volte com fio pelo furo e reconecte-o.
3) Removendo a chave de seta
Para soltar a chave de seta você deve remover os 3 parafusos conforme indicado pelas setas.
E pelo amor de Deus não dê pancada, não use chave philips velha, pois pode escapar e daí você ferra a chave de seta.
Guarde a porra dos parafusinhos hein!!!
Não a necessidade de desconectar a chave de seta do carro.
Os fios dela tem um pouco de folga no comprimento e com isso baste puxa-la e coloca-la para lateral como demonstrado nessa foto.
4) Retirada a guia de contato
Após a retirada da chave de seta faça a retirada da guia de contato da buzina. Muito cuidado para não perde-la. Sem ela nada feito e adeus buzina.
5) Retirada a trava do rolamento
Após a retirada da guia, com alicate de bico, próprio para a atividade, retire a trava com cuidado e em seguida, jogue um pouco de white lub ou similar entre rolamento e varão para facilitar a retirada do mesmo.
Se necessário, dê umas pancadinhas de leve no varão pra descolar o rolamento.
6) Montando o rolamento novo
Para a montagem do rolamento novo, passe bastante graxa de qualidade pois este rolamento exige boa lubrificação.
Evite ao máximo dar pancadas durante a montagem do mesmo, especialmente nas bordas do mesmo.
E o rolamento? Onde encontrar?
Este rolamento é facil de achar, pois é o mesmo usado em corcel I, Del Rey e F1000 da marca W. Zanoni código 5269 da borda ondulada.
Existem dois tipos de rolamento. Não use da borda lisa, ok.
Antes de recolocar a chave de seta no lugar, confira o aperto dos parafusos que prendem o flange superior a base e faça o reaperto se necessário.
É muito comum problemas de folgas na coluna causadas por falta de ajuste nesses flanges.
7) Finalizando. Cuidados
Uma lista de cuidados especiais a conferir antes da montagem final:
– Verificar se não esqueceu de montar a trava do rolamento ou guia da buzina.
– Conferir o aperto correto dos 3 parafusos da chave de seta.
– Não esquecer de primeiramente enroscar a haste da chave de seta e só depois passar o fio e religá-lo.
– Verificar a reconexão dos fios da buzina.
– Fazer o teste final da seta e alerta antes de montar o volante.
– Verificar o alinhamento das rodas e posição do volante antes do aperto da porca central.
Na dúvida, procure um profissional que entenda do assunto e caso tenha dificuldades pra explicar imprima este esquema aqui e leve para o seu eletricista.
Um FORD abraço, Arnaldo Landau – Ipatinga – MG
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