Adicionar à lista de espera We will inform you when the product arrives in stock. Just leave your valid email address below.
Email Quantity We won't share your address with anybody else.

Adaptando Marcador de Combustível no Maverick

INTRODUÇÃO

Não há nada pior no mundo do que você andar no maverick, sem saber quanto tem no tanque. E daí você tem duas saídas:
A cada volta que der vai colocando gasolina, ou dê uma de Chico Xavier e tenta psicografar quantos litros ainda tem pra rodar.

E claro, a chance de passar vergonha e ficar a pé, é de quase 100%, te deixando muito puto! Recentemente eu passei essa vergonha numa avenida movimentada justamente no horário de pico. Ficou a impressão que eu tava rapando o cú com a unha (e tô mesmo) sem dinheiro pra tratar do gogó do maverickão.

E foi pensando nisso, que estou escrevendo sobre este tópico, uns dos itens mais complicados e problemáticos do maverick. O bendito do marcador de combústivel!

Neste tópico iremos abordar o assunto utilizando de minha experiência própria com um problema grave que tive recente com meu marcador. Dentre as principais causas de problemas no marcador de combustível estão:

– MAL CONTATO NA PARTE ELÉTRICA. TANQUE X PAINEL E VICE-VERSA.

– PROBLEMAS COM O REGULADOR DE VOLTAGEM NO PAINEL..

– PROBLEMAS COM A BÓIA.

– ADAPTANDO SENSORES DE COMBUSTIVEL DE PONTEIRO OU DIGITAL.

A seguir iremos descrever um pouco sobre cada um dos problemas acima, suas causas, como fazer a checagem e como corrigir este problema e duas dicas para adaptação!

 

MAL CONTATO NA PARTE ELÉTRICA

Bom, antes de partir para a desmontagem de tanque, boia, etc, verifique se o conector do boia está conectado. Você deve fazer o teste de continuidade, utilizando o fio para ver se o ponteiro do sensor irá se mexer. Se movimentar a alimentação até o painel estará ok.

É muito comum também o mal contato no soquete atrás do painel. Nesse caso terá que retirar o painel para verificação. Primeiramente, desmontar a capa de proteção da coluna e aliviar os parafusos da mesma, pois sem arrear a coluna o painel não sai pra fora.

Normalmente o fio que vem da boia é branco com listas azul ou amarela.

Também deve ser feita a verificação do encaminhamento das trilhas do painel se o caminho até o sensor não ocorreu nenhum dano. Para isso, desconecte o soquete do painel e desconecte o cabo do velocímetro.

As principais trilhas a se verificar são:

Efetue toda a limpeza dos contatos das trilhas, usando o álcool isopropilico ou um bombrilzinho com muito cuidado pra tirar aquela “zinabra” que possa se formar ali.

Fazendo todas as verificações, caso nada ainda funcione, antes de partir para a verificação da bóia, faça também a verificação do regulador de voltagem do painel.

 

PROBLEMAS COM O REGULADOR DE VOLTAGEM NO PAINEL.

Não é um problema muito comum, mas caso haja curto na fiação pode vir afetar este regulador. Normalmente quando você fez o teste com o sensor fora do painel e ele tá ok, as trilhas ok, a boia ok, só resta esse danado pra verificar e/ou trocar.

Ele recebe os 12V e converte em 5v e os antigos, você sente uma pulsação no mesmo quando tá funcionando bem.

Nos paineis mais modernos é usado o regulador IRF4905.

Veja os dois modelos:

O regulador mais moderno é simples de achar e em qualquer loja de eletronica você compra ele por uns 15 reais. Ele também pode ser adaptado soldando diretamente na malha.

Achar o original é praticamente impossivel e o mais próximo para adaptação é Estabilizador de Tensão 12v/5v do Corcel 1 / Galaxie:

É só dobrar cortar rente os pinos de encaixe dar um pingo de solda, pois o original é de bolinha e a malha encosta neles. Este custa em torno de 55 reais.

 

PROBLEMAS COM A BÓIA

DICA BÁSICA: Se o ponteiro estiver travado no cheio, praticamente certeza é problema na bóia. A mesma pode estar em curto.

Bom, antes de tirar o boia do carro, sugiro que compre primeiramente o anel de vedação, pois caso danifique a mesmo na desmontagem não irá conseguir coloca-lo de volta e vai vazar pra todo lado.

Você tem a opção de comprar só o anel de vedação ou kit trava + anel que custa ai na casa de 20 a 30 reais. É o mesmo do corcel 1, belina e del rey:

Particularmente não gosto desta trava, acho o material vagabundo e continuei usando a original. Comprei só o anel de vedação.

Falando das bóias:

Existem dois tipos de boias:  Sem retorno: V8 e 6cc / Com retorno: 4cc

 

Quando troquei a boia do meu carro eu isolei o retorno e consegui uma tampinha de borracha que deu certinho ali. Isolei por dentro na saída do retorno.

Problemas mais comuns das boias são:

– O corte de um dos fios. Nesse caso talvez apenas uma soldinha resolva

– Vazamento no soquete de encaixe. Especialmente nessas boias novas de má qualidade tem que montar com muito cuidado. Nesse caso você tentar algum tipo de cola e pode ser que resolva.

– Desgaste da trilha da boia. Se a boia apresenta bom estado porém marcando irregular, especialmente depois do meio do tanque com certeza a trilha já desgastou. E daí já era. É outra mesmo!

No meu caso a minha boia original pifou por isso. Tirei a tampinha e veja o desgaste:

Minha opinião sobre montar a boia com o tanque no lugar:

Caso você esteja numa oficina com uma rampa ou elevador aí fica tranquilo. Dá sim dá pra trocar com o tanque no lugar.

Agora se você é mecânico de final de semana como eu, sem desmontar a porra do parachoque, tirar a barra da saia, placa do carro, desconectar luz de placa, tirar o bocal do tanque, sinceramente esquece….

Eu duvido você colocar ela na posição, sem deixar vazando, sem tomar um banho de gasolina. Você vai xingar pra caralho e descobrirá que tirar o tanque é muito mais fácil e rápido. Desmontando os itens acima é só aliviar as cintas e descer o tanque.

Observação: Não esqueça de tirar as presilhas do chicote eletrico que pegam carona e passam pelo tanque.

 

E daí você descobre que o tanque tá lotado de gasolina. E claro a chance de tomar um banho de gasolina é enorme.

O bom de desmontar é que você aproveita tira a terra que se acumula ali, lava tudo e dá um spray preto fosco no tanque pra ficar bonito.

Eu tenho um macaco jacarezinho e a operação de descida e montagem do tanque é manteiga.

 

ADAPTANDO BOIAS:

Caso não consiga a original pra comprar ou queira adaptar existem dois tipos de boia: A de belina/del rey e a da F1000 antiga.

Para isto basta curva-la usando a original como referência. É bem trabalhoso e sinceramente não sei se vale a pena.

Na foto abaixo veja a adaptação que fizemos usando a boia da F1000 mais antiga.

 

REGULANDO A BÓIA:

Caso não consiga a original pra comprar ou queira adaptar existem dois tipos de boia: A de belina/del rey e a da F1000 antiga.

Mesmo usando a original, para conferir todas as regulagens da bóia segue uma dica que eu uso e funciona bem.

Com uma treina tire a medida da altura da boia com relação ao fundo do tanque e utilizando uma caixa de papelão abra um furo e coloquei a boia simulando o interior do tanque. Assim ligue tudo e pode regule com precisão as posições vazio e cheio, altura do pescador e até faça um cálculo aproximado da reserva, deixando bóia regulada a cerca de 5mm acima do fundo tanque.

Outra dica importante é: Durante a regulagem da boia, tomando os devidos cuidados, com uso de um alicate dobre as hastes da bóia dentro dos limites das posições VAZIO e CHEIO. E claro, sempre observando no painel.

Com as regulagens que fiz, acredito que com estes testes meu carro ficou com aproximadamente 5 litros de reserva com zerar no marcador.

E o mais importante: Antes de montar a boia em definitivo no tanque, passe um pouquinho de graxa no anel de vedação, observe a centralização do anel pra não entrar mordido, encoste a trava antes de batê-la para posição e não esqueça de colocar o filtro do pescador para evitar que vá sujeira para o carburador:

 

SENSOR DE COMBUSTÍVEL

Se caso você já tenha feito todos os testes elétricos, realizada a troca da bóia, trocado até mesmo o regulador de voltagem e ainda assim o painel continua não marcando restou cuidar do sensor propriamente dito. Antes de condená-lo tente fazer algumas verificações com ele.

Antes de desmontar o sensor para dar uma olhada, teste com dois fios diretos da bateria, coisa rápida, apenas pra ver se o ponteiro mexe.

Caso se mantenha estáticos, retire a tampinha com todo o cuidado usando uma chave de fenda fininha e verifique se não há sujeira, poeira que tá impedindo a movimentação do ponteiro ou se alguma dos filamentos se soltou. Lembre-se: Eles são colados com resina.

Gire com cuidado até achar uma posição que retire essa tampinha com cuidado.

Faça o teste dele fora do painel e verifique se o ponteiro não deslocou do dentinho que tem ali. Basta puxa-lo para posição vazio e trava-lo com cuidado novamente. Ele é preso com pressão apenas. Não tente mexer no ponteiro com o sensor ligado. Não use cola!

Caso, esteja tudo ok, remonte a tampinha e monte de volta ao painel. E faça um ultimo teste antes de montar as capas do painel.

Se porventura, ele realmente não volte a funcionar a ultima saída é partir para a adaptação.

 

ADAPTANDO SENSOR DE COMBUSTÍVEL PADRÃO ORIGINAL

Para adaptação e outro sensor para o painel original, a dica é usar o sensor de combustivel da F100, F4000, F1000 antigas. Em tese o sensor é praticamente o mesmo, encaixe perfeito e o que muda é o visor frontal que é diferente do original maverick:

A adaptação é até simples, porém exige cuidados na hora de montar o visor central. Tem que tomar cuidados na montagem do mesmo. Eu consegui tirar os visores e trocar de lugar sem mexer no ponteiro. Fiz umas manobras e tirei um coloquei o outro.

No sensor original o visor é preso amassando as laterais e no sensor da F100 o visor é aparafusado. Para isso fiz a marcação e fiz os furinhos no visor original utilizando um preguinho.

 

Após a montagem com tudos os cuidados, montei tudo no painel, fiz um último teste e fechei o painel.

Este marcador você encontra no Mercado Livre e custa em torno de B$ 120,0 bolsonaros.

É um servicinho chato pra caralho, mas o resultado compensou. Confesso que fiquei o dia todo deste os testes todos, desmontagens, ida a eletrônica, que no meu caso o tensor tava queimado, trocar boia, tomar banho de gasolina, etc, etc…..

 

ADAPTANDO SENSOR DE COMBUSTÍVEL DIGITAL

E durante as minhas pesquisas, resolvi olhar também marcadores digitais e outros de ponteiros para adaptação externa ao painel. Li muito sobre marcadores tipo Willtec e outros e mesmo depois de todas as adaptações que fiz, optei por usar um externo da marca GUSTER modelo IC-30 de led pregressivos.

Como já usava outros manômetros da marca, resolvi tirar o de amperimetro e coloquei este no lugar. Totalmente configurável e de fácil instalação, ficou bacana e com um resultado preciso igual ao que eu esperava.

Caso opte pelo marcador digitar irá precisar um copo 50mm e um suporte que você encontra com facilidade na internet e custa em torno de B$ 50,0 bolsonaros.

Confesso que ficou excelente os testes realizados de configuração foram perfeitos, ficou bonito no carro, marcou preciso e como disse anteriormente agora meu carro tem reserva considerável e espero que gostem da dica.

Onde comprar?

BOIA DO MAVERICK:
Site Oficial da MOTORPEPE

MANOMETRO DA F100 PARA ADAPTAÇÃO:
Busca no Mercado Livre. Clique Aqui

MANOMETRO DIGITAL GUSTER IC-30
Site Oficial VISUMAIS

ANEL DE VEDAÇÃO E TRAVA DO TANQUE

Em qualquer loja de auto peças boa. Basta pedir anel e trava do corcel, belina e del rey

REGULADOR DE TENSÃO IRF4902

Qualquer loja de eletronica ou internet. Resistor de tensão IRF4902

REGULADOR DE TENSÃO CORCEL 1 / GALAXIE

Em lojas de eletricas antigas ou no Mercado Livre

Veja o video do teste em nosso canal no YOUTUBE:

 

 

Fontes de pesquisa: Forum Manual do Maverick, Internet, Maverick73 e os manuais do Maverick

Agradecimentos ao Ramon Freitas (AutoCustom), Mauricio e André Feinho (Frio Ar), Visumais e Daniella Sena

Esperamos ter ajudado a todos. Um FORD abraço

Maverick73