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Adaptando Alternador 90A no Maverick




Caros amigos, sabemos que existem uma série de alternadores mais modernos que podem ser adaptados como os do Fiat Uno, Santana, Astra, Tempra e outros.Cada um tem lá sua maneira de ser adaptada, mais na maioria dos casos o maior problema é fabricação do suporte para o alternador e troca de polias.

Nessa dica, iremos demonstrar como foi feita a adaptação do alternador do TEMPRA de 90A para o maverick 4cc, 6cc e V8.

Só não sei precisar se a base do alternador é a mesma coisa para o maverick V8. Tem que conferir!

espacadorFIXAÇÃO DO ALTERNADOR NA BASE

Para a fixação do alternador na base foi necessário a troca do parafuso para um com comprimento maior para a fixação da porca e contra-porca.

Além disso, você precisa colocar um espaçador entre as abas da base para garantir o aperto do novo alternador. No meu caso eu fiz o espaçador utilizando um cano metálico de 1/2″ (de água). Qualquer outro tubinho que passe o parafuso dá certo. O tamanho do tubinho é 7cm, ok!

Se você não quiser utilizar a porca com contra-porca, utilize pelo menos uma arruela de pressão ou porca auto travante na ponta do eixo.

poliaMAVERICK 6CC

O primeiro passo é a troca da polia. Para isso, você deve sacar a polia original do Tempra e arruela que fica atrás desta polia.

A polia que eu adaptei foi a do Fiat 147, que encaixa perfeitamente e não precisa esmerilhar, furar ou cortar nada.

A porca que trava a polia é a mesma do Tempra.

suporteSUPORTE DO ALTERNADOR

Para a adaptação do suporte, o mais indicado é você usar qualquer de motor VW AP.

Na adaptação que eu fiz utilizei o de Gol.

O de Passat também dá, porém você ira precisar alargar mais a canaleta de ajuste no final do suporte em cerca de 10mm.

Os parafusos de fixação são os mesmos utilizados no suporte original.

correiaCORREIA

A corre que eu utilizei foi uma BOSCH código 9565.

O ideal é vc tirar as medidas utilizando barbante para ver qual correia manterá o sistema todo ajustado e que permita a regulagem correta.

Somando todas as peças e mão de obra o meu gasto foi de 500 conto no total e confesso que valeu a pena, pois o carro tá pegando mais do que gonorréia.

alternador_4ccMAVERICK 4CC

No caso do maverick 4cc, o processo é o mesmo.

A única coisa que você não irá trocar é o suporte do alternador.

Basta apenas observar a curvatura do suporte para que o alternador esteja alinhado de acordo com a polia do virabrequim.

INFELIZMENTE NÃO TEMOS FOTO DA ADAPTAÇÃO NO V8, MAIS A PRINCIPIO ATÉ O SUPORTE PODE SER USADO O MESMO DO CARRO.

RESULTADO

A vantagem que encontrei nesta adaptação foi a simplicidade da mesma e o fato de que o alternador do Tempra é muito confiável e sua manutenção é bem mais barata do que a adaptação do Astra por exemplo.

Outra vantagem, é que o alternador original gerava 45A e só na alta, enquanto que o alternador do Tempra você riscou na chave o bicho já tá gerando!

Ahh!!! E com isso você manda aquela merda do regulador de voltagem pra puta que pariu!!!

Arnaldo Landau