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A potência do Motor V8

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A potência dos motores V8 nacionais é um número que sempre gerou muita polêmica. Existem dois tipos de potência de um motor. A potência bruta (SAE) e a potência liquida (ABNT). A potência Bruta é maior que a Líquida, pois é “tirada” sem os acessórios do motor, como alternador, bomba d’água e etc.

Já a potência líquida pode ser tirada de duas formas:
Com os acessórios do motor, ou nas rodas. Como sabemos, existe uma diminuição da potência quando medida nas rodas, pois elementos como cambio, cardã, diferencial tem atrito, e tendo atrito, perdem potência.

Na década de 70, as potências eram medidas no modo SAE. Por isso, o Maverick tinha 199hp. Só que quando nós colocamos o motor, o câmbio, as bombas, o escapamento, a potência cai bem. Nos Estados Unidos, eles falam que nosso 302 tem 140 hp nas rodas. Só que, um número, não significa nada. Veja o caso do Omega. Ele tem 165 hp. Só que, apesar do que todo mundo fala, esse número é SAE, ou seja, potência bruta!!!

Se o Omega realmente tivesse 165hp líquido, era pra fazer o 0-100 em 9 segundos e os 400 metros em 16.5 segundos. Coisa que o Omega original não faz. Esse Fiats Turbo também, mesma coisa.

Queremos dizer que, a potência e só um número. O V8 302 do Maverick NãO é MENOS POTENTE que o motor do Opala. O Opala era mais leve que o Maverick, e mesmo assim, tomava pau.

Não estamos falando do Opala 250 -S, senão seremos obrigado a falar do MAVERICK QUADRIJET. Estamos falando dos dois, o 302 e o 250. A maioria das fábricas dão os números de potência bruta, e não falam nada. Só tocam nesse assunto quando é conveniente a elas. A Ferrari F40, tem 478 hp BRUTOS e as BMW’s tem 400 hp brutos também.

O Motor V8 302 é tão respeitado, que é considerado um dos melhores motores V8 do mundo, que está até hoje na Ford Explorer, e ficou até 1996 no Mustang, onde rendia 215 hp. é o mesmo motor, só que com comando de válvulas roletado, injeção eletrônica e mais alguma tecnologia que só deixou ele mais caro e mais difícil de arrumar.

Em sites na Net, pessoas(animais) metem o pau no V8 302, dizendo que ele é menos potente que um motor de Tempra 16v, que o motor do Omega é mais potente, que o Golf Turbo tem mais potência.
Tudo isso não passa de conversa para boi dormir.

O V8 302 tem pouca potência (pelo tamanho dele) pois ele é estrangulado de fábrica. Se você tirar o escapamento do Maverick (os abafadores), já ganha 10 hp nas rodas. Se por um Quadrijet, com a respectiva admissão, já ganha mais 15 hp, e com um comandinho meia boca, já sobe mais ainda.

Garantimos a todos, o motor do Maverick é um dos melhores do Mundo. é um V8 praticamente de pista, pois seu curso é muito pequeno, por isso ele sobre de giro tão bem, ralando motores de outras fábricas até maiores que ele (ex.: Chevy 327, Chrysler 318)

Nos EUA, a regra, é tirar de 15 a 25% da potência bruta. A potência bruta menos esses 15 a 25% será a potência líquida. Não é possível pegar um número fixo, pois existem variáveis, como escapamento, bomba de água, bomba de óleo, até a giclagem do carburador da diferença.