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Os problemas do Maverick

 

INTRODUÇÃO

Nós que temos Maverick sabemos o que é dor de cabeça quando o “sem-vergonha” dá problema.

O pior de tudo é que a grande maioria dos maverickeiros não mora nos grandes centros como SP, RJ, BH e Sul do Brasil.

A gente sofre mais do que “muleta” em “subaco” de aleijado. Pra lá e pra cá igual “bolacha” na boca de “banguela”.

Eu costumo chamar isso de VIA SACRA. Você pega a “imagem” da peça e sai de loja em loja, de oficina em oficina e nada.

Aí começa o desespero. Você tenta procurar uma peça para adaptar, também não dá certo. O jeito é apelar para SP e outros lugares e aí começa o gasto com Internet, telefone e claro dinheiro.

E pra piorar ainda mais, agora vem os correios com uma demora sem fim. Parece que a peça tá vindo da China.

Outra coisa. E como já não bastasse tudo, vem o sofrimento com o maldito do mecânico, que quase sempre é enrolado, porco e cachaceiro.

Só para se ter uma idéia. Todas as adaptações de nosso site, foram conseguidas através de mim e de inúmeros amigos que nos enviaram suas dicas por email. E claro nós todos passamos raiva. Teve adaptação que demorou dias. E no meu caso muitos goles de cachaça. O culpado do meu alcoolismo é o meu Maverick.

O “danado” do Maverick é uma cachaça difícil de largar. Aliás é a minha “cirrose” constante. Prova disso é esse site aqui.

Veja algum destes problemas corriqueiros:

PLATINADO

Vai desregular platinado assim lá nas “prefunta dos inferno”. Nunca vi. Houve uma época que o meu desregulava tanto, que quando passava muito tempo sem desregular, eu mesmo desregulava para não perder o costume.

Pare de passar raiva e coloque um kit de ignição. O “peste” do platinado só pifa no final de semana ou dia de feriado. E de preferência de noite.

Platinado. NUNCA MAIS!

FREIO DE MÃO

Outra coisa que dá problema demais no Maverick, é “bendito” do freio de mão. Aquela sistema conhecido como “cabo de guarda-chuva”, é um dos piores já fabricados e existentes no mundo.

Eu me lembro como se fosse hoje:

Eu fui puxar o cabo do guarda-chuva e o “fedaputa (mg)” ou “filha da puta (sp)” quebrou na minha mão e eu soquei o aquele ossinho do cotovelo no batente da porta. Na hora eu xinguei tudo enquanto é nome ruim que existe daqui até no inferno.

Quando não quebra aquela trava de engate, ele não trava direito. Quando a trava tá boa a cabo arrebenta embaixo.

Pra não sofrer com isso, de vez em quando dê uma lubrificada no sistema, especialmente nos cabos traseiros do freio de mão. Costuma você puxar a alavanca e o retorno ficar ruim por falta de lubrificação.

FREIO A LONA

Quem tem ou já teve Maverick com freio a lona nas 4 rodas, só de ler isso aqui já vai saber do que estou falando.

Se chover você fica sem freio nenhum. Principalmente no caso das lonas dianteiras. E se um lado estiver mais gasto que o outro, e você passar numa “poça dágua” você vai passar muito aperto procurando freio.

Uma vez eu tava vindo debaixo de chuva, fui caçar freio cadê? Cortei uns 2 prego com o cú e passei entre um caminhão e uma kombi e quase bati! Eu vi minha avô peladinha pela greta!

E procurar lonas para comprar?. É mais fácil você achar sua mulher na cama com outro do que achar lonas do maverick fase 1 para comprar.

A alternativa é levar os patins em uma loja de freio e pedir para fazer as lonas sob medida. Neste caso é única solução rápida, e também a mais cara.

Freio a lona nas 4 rodas? NUNCA MAIS!

Atualmente você consegue colocar os adaptadores na manga de eixo e passar o sistema para disco na dianteira.

FREIO A DISCO

No caso o maior problema é estourar “mangote – mg”. Eles perdem a lona e quando você dá um ovinho e se não trocar logo com certeza vai estourar!

Pastilhas Fase 1: Esquece! Só originais

Pastilhas Fase 2: Adaptar pastilhas da C-10, F-1000, Veraneio. Porém todas tem que ter desbaste para encaixar na pinça original

Pinça Fase 1: Esquece!

Pinça Fase 2: Adaptar pinça da F1000, pastilha, mangote/terminal

A vantagem é que as peças da F1000 são bem mais facéis de encontrar.

No caso das pinças você ainda pode adaptar as pinças da Kombi que são baratas e você encontra as peças com facilidade. Para ver a dica clique aqui.

BOIA DO TANQUE

Eu conheço mais de 10 maverickeiros, que não sabem quanto tem de gasolina no tanque devido a bóia do tanque não funcionar mais.

Nem pense em adaptar outras, pois já testamos várias e nenhuma funcionou direito.

O que fazer?

Tirar a bóia e tentar dar uma limpeza na fiação com bastante cuidado para retirar aquela famosa “zinabra-mg” ou “crosta-sp” que fica na fiação com o passar dos anos.

Conferir toda a parte elética do tanque até o painel e vice-versa.

Caso isso não funcione o jeito é comprar uma recondicionada ou comprar uma nova. Hoje já existem fábricas que fazem a bóia nova. Custa em torno de R$ 250,00.

MOLA MESTRE

A quebra da mola mestre do feixe de molas é outro problema que acontece, principalmente quem anda muito em estrada de chão ou em ruas de pedra. Isso acontece por que o “camarada” esquece de olhar as buchas, presilhas da mola e borrachas de desgaste. Aí quebra mesmo. Não é o peso em si que faz quebrar e sim a torção quando as buchas estão ruins.

Eu já vi algumas adaptações de molas de pampa, rural, porém eu não gostei e não aconselho.

Dica: De vez em quando dê uma olhada nas presilhas e jogue pelo menos um oleo entre as lâminas pra lubrificar se você tiver morrendo na preguiça de mexer com isso!

Arquear mola para rebaixar a traseira nem morto. Faça um calço que é muito mais negócio. Pois você pode arrepender e quando colocar calor nas molas para levantar novamente elas ficarão fracas
e quebrarão muito mais facéis.

No menu desta página tem um link “COMO REBAIXAR SEU MAVERICK”. Lá você encontra a técnica para rebaixar a traseira sem cortar ou arquear o feixe traseiro.

CARBURADOR

Nunca vi entrar sujeira, igual o carburador do Maverick. Eu já passei tanta raiva com o tal de não dar marcha lenta por que o parafuso da lenta entupiu. Ai começa o de sempre:

Você tira o parafusinho e dá uma “mamada” pra dentro e depois “sopra” para o “cisquinho” sair e de gorjeta suja a boca de gasolina.

Isso quando ele não cai no chão debaixo do carro. (Isso aconteceu comigo de noite. Eu xinguei demais!!!)

E quando o “ciscquinho” não sai de jeito nenhum, você tem que pegar uma agulha ou fazer igual o pessoal aqui de MG, pegar um “cabelinho de vassoura” pra tirar o cisco!

QUEIMAR FUSÍVEL

Vai queimar fusível assim lá puta que o pariu. O meu ainda uso os de vidro e só queima quando você não tem nenhum. Eu tava indo pro encontro em Valadares e lá é tão quente que se você cavucar em qualquer lugar vai achar a portaria do inferno. E não é que o fusivel do ar condicionado resolveu queimar lá? Suei até a tampa da “preula” do butão.

Atualmente eu ando lotado de fusivel reserva. Queima eu coloco outro. Quero ver!

FURAR PNEU

Vai furar pneu assim lá na casa do caralho. Houve uma época que eu olhava pro pneu e parecia que ele tava murcho. Era cisma. Saia na rua e ele furava. Parece obra do capeta.

E sempre quando a gente tá com pressa, em avenidas movimentadas e você todo limpinho. E parece feitiço. Pneu novo fura do mesmo jeito.

BATERIA

A tal da bateria é um sofrimento sem fim. Ja levei o carro em eletricista, o carro não rouba nenhuma carga, bateria Moura e quando você menos assusta cadê a carga? Sumiu. Tá lá sem sinal nenhum.

E olha que meu alternador gera tanto que é capaz de manter um barraquinho 2 cômodo com geladeira e televisão.

Você pode ter achado alguma coisa engraçada, mais é verdade.

Carro só dá problema de noite, feriado, final de semana, em festa, em motel, quando você tá todo limpinho e cheiroso, longe de telefone ou celular sem crédito e sem carga, na porta da casa da amante pra te complicar, na porta de buteco, ou em lugares pra te fazer passar vergonha.

Bom esperamos com isso listar alguns problemas que acontecem com Maverick. Não vamos listar todos, senão escreveríamos um livro, mais caso você tem algum problema que você acha importante e nós esquecemos de colocar,
mande um email e teremos o maior prazer de coloca-lo nesta seção.
Arnaldo Landau