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Cuidados ao comprar seu Maverick

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INTRODUÇÃO

Bom, sempre recebemos aqui vários emails de visitantes que estão interessados em adquirir um Maverick!
Porém, podemos afimar que a grande maioria destes não possui qualquer conhecimento sobre o carro!

E foi pensando nessa galera que iremos descrever aqui alguns cuidados básicos que você deve observar antes de efetuar a compra de seu primeiro Maverick.

A dica inicial é: Nunca compre um Maverick sem antes saber qual modelo você está adquirindo, pois cada modelo tem uma faixa de preço específico que vai depender do estado de conservação geral no que diz respeito a detalhes internos e externos, motor e caixa ou ainda grau de customização.

E o principal. Maverick não é um carro que você compra por comprar. Você tem que gostar do carro! Não é para aventureiros!

ESCOLHENDO O MODELO. ORIGINAIS.

Antes de escolher o modelo, é preciso saber algumas informações. Os mavericks aqui no Brasil são divididos em duas fases:

FASE I = 73 A 76 e FASE II = 77 A 79

MODELOS FASE I (LANTERNAS COM CONTORNO EM ALUMINIO)

SUPER = Disponivel com motores 6cc, V8 e 4cc (acima de 75) = 2 portas e 4 portas

SUPER LUXO = Disponivel com motores 6cc, V8 e 4cc (acima de 75) = 2 portas e 4 portas

GT V8 = Disponivel com motor V8 e cambios 3m e 4m = 2 portas

MODELOS FASE II (LANTERNAS PLASTICAS TRES GOMOS)

SUPER = Disponivel com motores 4cc e V8 = 2 portas e 4 portas

GT V8 = Disponivel com motor V8 com cambio 4m = 2 portas

GT4 = Disponivel com motor 4cc = 2 portas

LDO = Disponivel com motor 4cc e motor V8 com câmbio C4. (v8 se tornou opcional) = 2 e 4 portas

Além destes houve a edição especial SÉRIE OURO E PRATA (76/77) com motores 4cc em sua maioria. Eram carros super no documento e com detalhes de Super Luxo.

Observação Importante:

Infelizmente devido ao descaso total da FORD com seus carros antigos e de sucesso como o Maverick aqui no Brasil, não existe qualquer informação oficial sobre quantos carros foram feitos de cada modelo e também quantos carros sairam com motores 6cc, V8 e 4cc.

Para maiores detalhes de todos os MODELOS clique aqui

Para maiores detalhes dos MOTORES clique aqui

O básico é: NÃO existe GT 6cc, GT 4 portas, LDO 6cc, 6cc a álcool e maverick abaixo de 1975 com motor 4cc… qualquer coisa parecida é ADAPTAÇÃO!

etiqueta IDENTIFICANDO O MODELO

A dificuldade na identificação de cada modelo, acontece principalmente pela falta da plaqueta, pois sem ela você não consegue distinguir os dados técnicos referentes a estofamento, motor, relação diferencial, transmissão, cor original e outros.

E nem perca o seu tempo tentando conseguir estes dados com a FORD, pois aqui no Brasil é um descaso total com os modelos não mais produzidos.

O número do chassis fornece apenas os dados iniciais como ano, mês de fabricação e dados básicos do modelo.

Somente através dos dados da plaqueta você conseguirá identificar com clareza todas as informações referentes ao modelo que você deseja comprar e principalmente MOTOR. A plaqueta encontra-se na porta dianteira esquerda (lado motorista) acima da fechadura.

E você sabe, mexer com documentação no nosso belo país é sinônimo de dor de cabeça. Verifique bem a documentação antes de efetuar a compra. Observe os dados da plaqueta, verifique se o motor tá cadastrado e se o mesmo está com a potencia correta declarada no documento.

Outro problema muito comum é você encontrar peças de um modelo no outro. Portanto, se você pretende comprar um maverick com intenção de adquirir a placa preta fique bem atento aos DETALHES DE CADA MODELO.

Informações sobre dados da PLAQUETA clique aqui

Informações sobre CRITÉRIOS PARA OBTENÇÃO DA PLACA PRETA clique aqui

comprar_fundo2 MODELOS CUSTOMIZADOS. DETALHES.

Atualmente há diversos itens de upgrade disponiveis, como capu de fibra, retrovisores de aluminio, grades de aluminio, rodas esportivas, saias, scoops, faróis, volantes e outros. E muito ficam super legais no carro.

E dependendo do trabalho feito de customização (ou gambiarra) pode ter impacto direto no valor do carro! Nesse caso, especialmente se o cara cisma de transformar o carro dele em uma nave espacial ou ainda enche o carro de spoylers, pinduricalhos de fibra, asa de aluminio, neons, enfim, deixando o carro mais enfeitado do que mula de cigano.

Há sim muitas customizações que deixam o carro agressivo, porém sem perder a característica marcante do visual do carro!

Porém, há outras customizações malucas por aí que o cara cagou o carro todo! E sinceramente sugiro que evite comprar este tipo de carro. Depois que pagou ja era!!!

comprar_fundo3MOTORES ADAPTADOS

Este é um item que você deve prestar bastante atenção pois você pode ter muita dor de cabeça, especialmente, se foi uma adaptação com aumento de potência. Pra legalizar perante o Detran é bem complicado e se os “homem da lei” te pegar você vai tá com o “butão na seringa”. O carro vai preso e dificilmente você irá vê-lo de novo!

Procure saber se tá tudo legalizado antes de efetuar uma compra. Existe por aí muitos ex-mavericks 4cc e 6cc rodando com motor V8 e destes muitos já estão legalizados. E como saber disso? Só com a plaqueta oficial localizada na porta esquerda do motorista. GT original o início do chassis é LB5E e não tem conversa. Como já dissemos, só com a plaqueta pra descobrir o DNA do carro! Ela é a certidão de nascimento do carro!

NÃO caia na conversa de picaretas que já começaram a adaptação de v8, descobriram que é caríssimo, vende o carro pra você e você se fode todo com o restante da adaptação e principalmente documentação!

Claro que existe várias adaptações bem feitas com motores V8 302, e até os antigos 272 e 292 ( usados no galaxie e landau mais velhos) e até motor 6cc argentino da Ford Falcon feito por oficinas de ponta.

Com relação a motor adaptado tome cuidado! Muitos adaptam motores sem saber se o carro possui os devidos reforços na estrutura pra receber um motor maior e com torque de força! Aí meu amigo, quando você assustar o carro tá abrindo as rodas e a longarina vai apresentar trincas pra todos os lados. Gambiarra pra fixar o motor, cambio, enfim serviço porco de todo o jeito.

E um detalhe importante: Não acho uma boa comprar um maverick 4cc ou 6cc na esperança de colocar um V8 nele, pois a adaptação de um motor v8 exige uma série de transformações e trocas e não é nada barato, aproximadamente de 15 a 20 mil reais dependendo do que vai ser feito incluindo a mecânica.

Se você mora numa capital, conhece oficinas especializadas no assunto ai tudo bem!

E se eu tiver errado que me corrijam, se gastar menos de 15mil eu dou a bunda. Além do fato de correr o risco de não ficar bem feito! Ainda mais se for no interior onde não há tantos recursos e oficinas especializadas com experiência no assunto.

Aqui em Ipatinga – MG por exemplo eu jamais teria coragem de levar meu carro pra adaptar um motor V8. Atualmente nem vela mais eu tenho coragem de levar pra trocar.

Maiores detalhes sobre adaptação do motor V8 no menu FAQ- DÚVIDAS de nosso site.

A minha dica pessoal é: Nunca, JAMAIS compre carro com motores adaptados de outra marca, especialmente do tal de opala.

Você não vai querer ser dono de um Maveripala né? Deus me livre nessa merda. Além de extremamente desvalorizado na hora venda!

comprar_fundo4 CARRO PARA RESTAURAR

De uns tempos pra cá, a procura tem sido tanta pelo Maverick que até criei um quadro de muito sucesso no site chamado “Restaurando seu Maverick”. (Clique aqui e leia as histórias)

No caso de restauração, é exatamente aí que mora o perigo. Fique atento à:

1º – Já analisou bem o carro, quem vai fazer o serviço e as condições mínimas em que o carro se encontra?

Por que? Não que seja impossível de pegar até mesmo uma carcaça e colocá-la rodando como já tivemos diversos casos de sucesso relatados em nosso site! O que acontece é que muitos carros se encontram num estado tão deplorável que você não encontrará ninguém que encare o serviço.

E dependendo do estado (físico), financeiramente acaba ficando impraticável podendo custar até 5x o valor de um completo no mercado. Isso sem contar o tempo, paciência e principalmente a garipagem de determinadas peças especialmente itens de acabamento como bancos, frisos que podem levar meses pra conseguir.

Agora se você tem paciência, não tem nem um pingo de pressa, tem bala na agulha pra gastar com as amantes e com o carro e sabe quem faz um serviço fino, aí sim, compensa o todo o esforço pois o carro ficará pronto a sua maneira e tudo zerado!

Se na sua cidade não tem um bom mecânico, um bom funileiro, um bom eletricista, um bom capoteiro, por aí já começa a complicar.

Eu recebo aqui no site diversos relatos de visitantes que já estão restaurando o carro há 3, 4, 5 anos ou mais e ainda não concluiram sequer 50% do projeto. Restauração não é simples como muita gente pensa!

Reformar o carro externamente e mecanicamente é simples. Porém, se você não ficar igual mulher ciumenta ou marido traido, em cima, acompanhando de perto, pode preparar que os vagabundos dos funileiros vão fazer merda mesmo. Ja sofri na pele isso!

Procure você mesmo embalar todas as peças pequenas, use plastico bolha, separe as peças por item, identifique as mesmas com fita crepe e guarde na sua casa em um local seguro. Recebo email de todos os cantos de pessoas que deixaram o carro pra restaurar e os porcos perderam ou danificaram peças valiosas!

Existem itens de acabamento que muito são raros e extremamente caros. Especialmente do Super Luxo e LDO.

2º – Tem que ficar de olho pra não comprar gato por lebre.

Procure levantar todas as informações possíveis sobre o veículo, documentação, etc… Você pode correr o risco de adquirir carro de defunto e vai te dar uma dor de cabeça do caralho com lance de inventário na justiça e o caralho a quatro.

E como já disse, motores adaptados também dão muita dor de cabeça pra legalizar o documento.

Fique de olho. Senão você corre o sério risco de tomar na “catraca do butão!”

Cuidado com os famosos Kinder Ovo. Desmontou pra restaurar e você encontra um monte de surpresa!

Comprou, pagou, levou, fudeu!!!

3º – Comprar carros sem motor e caixa.

Muito cuidado com isso pois atualmente encontrar motores e caixas de maverick não tá facil, exceto para v8 que você pode comprar novo e importado, mais no caso de 4cc e especialmente 6cc é bastante complicado.

4º – E o preço do carro para restaurar?

A avaliação do preço vai depender do estado da estrutura geral do carro, itens originais ainda presentes especialmente itens de acabamento, documentação, especialmente se possui a plaqueta original, se tá cheio de parafernálias em fibra de vidro, enfim depende muito do modelo, mais um preço variando de 10mil a 15mil pode ser justo dependendo do estado e em alguns casos muitos especiais até 20mil caso encontre um carro parado 100% completo que necessita apenas de uma pintura e geral mecânica.

5º – E o preço da restauração?

– Depende muito do projeto que se pretende fazer, se vai manter o máximo de originalidade ou não, qual modelo você pretende restaurar e principalmente o que o carro ainda tem de itens de acabamento que são bem raros e caros.

Se serve de base, desmontei parcialmente o meu carro em 2011 e gastei sem ver 20mil….fora depois os reparos e ajustes eletricos e mecânicos.

Vale a pena? Bom com certeza, é caro, mais o resultado final enche os olhos. No meu caso foram 10 anos pra deixar o carro do jeito que eu queria!

Eu diria que 20mil é o que se tem gasto na média para restaurar e 30mil um preço final para uma boa restauração.

6º – Cuidado com anúncios milagrosos e muito baratos.

– Muito cuidado, pois tá cheio de golpistas no mercado. Desconfie de anuncios bem baratinhos, peça fotos do documento e da plaqueta para verificação dos dados junto ao Detran

– Não deposite qualquer valor sem antes ver o carro pessoalmente. Não leve dinheiro vivo para fazer qualquer negócio. Se caso confirme a negociação vá ao banco de posse dos documentos e faça pagamento via TED ou transferencia programada. Muito cuidado!

QUAL MOTOR É O MELHOR? 4CC, 6CC OU V8

Bom, especificar qual é o melhor, V8 é claro! Mais todos tem a sua qualidade.

O V8 é indicado pra quem quer motor forte, arrancada e até competições. Tudo claro, depende da bala na agulha! Este motor tem aproximadamente 193cv e pode chegar a 190Km/h originalmente. As peças são encontradas com facilidade e muitas peças de upgrade modernas como cabeçote em alumínio, comando roletado, pistões e outras estão disponíveis.

O 4cc também é uma ótima opção, pode até ser preparado, turbinado e por aí vai. Tem suas limitações no que diz respeito a alta performance mais com aproximadamente 99cv (declarado) atinge aí a casa dos 140/150 originalmente dependendo da relação diferencial

O 6cc é o nosso vovô no que diz respeito a motor, pois mesmo tendo 112cv (declarado) é mais lerdo do que o 4cc. Foi um motor projetado nos anos 50 e herdado do aero willys com algumas melhorias, atinge arrastando os 110/120Km/h. Praticamente nada pode ser feito no que diz respeito a upgrade e performance sendo sua grande vantagem a maciez e durabilidade. Sua manutenção é simples, porém praticamente custa uns 80% do preço da manutenção do V8.
É um motor que roda 200.000km brincando sem precisar de retífica.

JÁ QUE PERGUTARAM… E O CONSUMO?

– Médio: V8 = 5km/l
– Médio: 6cc = 6km/l
– Médio: 4cc = 9km/l

* Índices sem kit de ignição eletrônica e taxa original. (Na cidade o indice pode piorar dependendo do pé do camarada)

E A MANUTENÇÃO DO CARRO?

Bom, sem sombra de dúvida, comprovadamente, dos modelos considerados antigos nacionais, o maverick é o que tem o maior número de lojas especializadas e ofertas de peças no mercado.

Além disso, é também o carro antigo nacional com a maior oferta de itens de upgrade tais como kits de freio a disco traseiro, kits de ignição eletrônica, suspensão, eletrica, mecânica e vários e vários acessórios como volantes, tapetes, rodas e muito mais.

Portanto, com relação a manutenção você pode ficar despreocupado. E com o dólar baixo você pode importar muitas peças diretamente do USA com preços bem mais baixos do que aqui.

Infelizmente, nesse caso, também tem uma infinidade de picareta no mercado oferecendo peças e acessórios de péssima qualidade e acabamento e com preços estratosféricos.

* Com relação a isso, qualquer dúvida entre em contato conosco!

E O PREÇO DO CARRO? QUANTO CUSTA?

Existe carros a venda, especialmente no Mercado Livre, que são impecáveis e na maioria das vezes, o motivo da venda é aperto financeiro, falta de espaço em casa, nascimento de filho, mudança de casa e por último o já citado CHIFRE ou ainda mulher que manda no marido!

Eu tô dizendo isso pois tenho um amigo (corno oficial) que a sua ex-mulher virou o capeta pra ele vender o Maverick e assim que ele vendeu ela meteu nele um par de chifre no lombo. Chifre grande de 18 polegadas! Até eu comi ela!

Mais independente do motivo, existe ainda outra figura muito conhecida: “o ATRAVESSADOR”.

Tem gente aí vivendo só disso. Comprando Maverick e outros antigos mais baratos e metendo o preço lá nas alturas! Claro que por um lado, esse ágio, ajuda a valorizar mais o carro. Mais por outro, impede que muitos amigos desistam de comprar seu maverick.

Preços orientativos iniciais para carros normais sem restauração:

MAVERICK SUPER: 4cc – 25.000 / 6cc – 25.000 e V8 – 35.000

MAVERICK SUPER LUXO: 6cc – 35.000, 4cc – 35.000 e V8 – 45.000

MAVERICK GT: V8 – 50.000 e até mais dependendo do pedigree dele!

MAVERICK GT4: 4cc – 35.000

MAVERICK LDO: 4cc – 35.000 e V8 – 50.000

* ATENÇÃO: Claro, que os preços variam muito dependendo do estado de originalidade, placa preta e itens modernos de upgrade ou customização.

Aliás, a placa preta hoje em dia, infelizmente, também virou uma indústria lucrativa pra muito vagabundo safado que tem por aí.

Já vi Mavericks muito bonitos com preços na casa de 70.000 e até 100.000, que na verdade em alguns casos, não passa de ação dos atravessadores. Fique ligado!

E ONDE COMPRAR?

Bom existem diversas fontes disponíveis no mercado sendo as mais conhecidas nos links abaixo:
www.maxicar.com.br
www.gustavobrasil.com.br
www.webmotors.com.br
Filtro Mercado Livre

* O segredo de um bom negócio é pesquisar bem e ter paciência pra não sair “desembestado igual burro fugido”, comprar merda e depois tomar na sapata do rabo!

* E muito cuidado com anúncios mirabolantes com ofertas tentadoras. Tá cheio de pilantra na internet! Esmola demais santo desconfia. Não deposite qualquer valor sem antes ver pessoalmente o carro e principalmente consultar o chassis e placa do mesmo. Cuidado com picaretas. E se tomar na sapata ou emenda do cu, não venha chorando!

Bom é isso aí. Se vocês lembrarem de mais alguma coisa me mandem email para que eu possa complementar as informação.

E na dúvida, entre em contato conosco, mande email com o LINK preferencialmente ou fotos para que possamos dar uma avaliada pra você, ok.

Um FORD abraço! Arnaldo Landau