Adicionar à lista de espera We will inform you when the product arrives in stock. Just leave your valid email address below.
Email Quantity We won't share your address with anybody else.

Maverick Super

 

maverick_superO Maverick Super é o modelo inicial da linha Maverick. Pode ser chamado de “Standard”, ou na linguagem popular modelo “pé-duro”.

Este modelo é bem básico, disponível na época para venda com os três tipos de motores sendo inicialmente oferecido até 1975 apenas com motores 6 e 8 cilindros. Com a fabricação do motor 4cc a partir do segundo semestre de 1975 tambem passou a ser oferecido com esta motorização.

Disponível das versões Cupê e Sedan. Como observação, o Maverick Sedan é cerca de 18cm maior do que a versão Cupê, o que proporciona um maior espaço interno para os passageiros especialmente para os que vão no banco traseiro. O seu teto também é mais alto. Porém na época teve pouca aceitação independente do motor e do modelo.

Na verdade, mesmo na versão Super, os modelos Sedan eram focados mais para o público executivo e de famílias digamos meio numerosas. Daí a preferência maior pelos modelos Cupê.

O Maverick Super é um modelo quase sem frisos cromados, tendo apenas o friso do capú que era padrão para todos os modelos. Não possui muitos detalhes de acabamento, embora você pudesse adquirir todos os demais detalhes opcionais.

Não possui friso no vão das rodas, friso da caixa de ar, friso da base do painel, friso da calha do teto e nem friso cromado do contorno das portas.

O modelo possui no paralama os emblemas Maverick (logotipo padrão) e o logotipo com a palavra SUPER

O revestimento dos bancos de encosto baixo eram feitos em curvim que duravam muito pouco e rasgavam com facilidade.

O console central e o rádio AM (Philco) eram oferecidos como opcionais, mais todos os modelos super 4cc já vinham com estes acessórios.

Praticamente não houve mudança nenhuma neste modelo durante toda a sua fabricação, tendo com única mudança de estética, com a chegada do motor 4cc em 1975, a pintura de dois frisos na lateral na altura do paralama. E claro, a mudança das lanternas de aluminio pelas lanternas grandes e de plástico na fase II.

Na fase II, a batente dos parachoques passaram a sem inteiriço de borracha e não mais cromado como na fase I.

 

PRINCIPAIS DETALHES DO MODELO

 

VOLANTE

Era de dois raios, sendo a buzina acionada na parte central do volante conforme foto abaixo:

volante_maverick_super
Volante Modelo Super
 

CALOTAS

Em aço escovado semelhantes as do modelo americano, mas ao invés da grafia FORD MOTOR COMPANY, vinha apenas a palavra FORD em baixo relevo escrita 3 vezes pintada na cor preta.

maverick_super_calota
Calota do Modelo Super
 

EMBLEMA DA GRADE (somente fase I)

A grade é uma peça unica com retângulos horizontais e tem o emblema central bem simples com a escrita FORD. Na fase II o emblema deixou de ser colocado.

emblema_maverick_super
Emblema da grade do Modelo Super
 

EMBLEMA LATERAL

Emblema semelhante ao do modelo Super Luxo porém somente com a palavra Super.

emblema_maverick_super_lateral
Emblema lateral do Modelo Super
 

RÁDIO

No detalhe o Rádio AM marca Philco.
Vale ressaltar que independente do modelo todos os mavericks que possuiam rádio eram iguais a este. Somente no final da produção do Maverick (78, 79) havia rádios toca-fitas opcionais. Disponível para os modelos GT e LDO.

maverick_radio_original
Rádio AM Philco original do Maverick
 

INTERIOR DO CARRO

Na foto abaixo dá pra você um pouco dos detalhes internos como estofamento, volante e forro de porta.

maverick_super_interior
Detalhes do Interior do Maverick Modelo Super
 

Para saber detalhes sobre os motores deste modelo clique aqui

Fontes de Pesquisa:
Internet, maverick73 e o excelente livro: Maverick: Um Icone dos 70 – Autor: Paul Willian Gregson (editora alaúde)