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Rebaixando a Traseira sem cortar ou arquear molas
Para rebaixar a traseira do maverick sem ter que cortar, retirar ou até mesmo arquear as molas sugerimos como dica a utilização do Calço do Caminhão Mercedes Benz 608. Este calço possui furo em um dos lados e um pino do outro lado.
Caso não consiga, este calço no mercado local, você pode fabrica-lo utilizando uma barra de ferro, respeitando as medidas de largura conforme feixo e de comprimento entre os grampos. Fabricação simples.
Veja como é este calço:
FRENTE. Este pino irá apoiar no diferencial | VERSO. Este furo recebe o pino que vem do feixe de molas |
Além deste calço você terá que trocar os grampos do feixe, pois como o carro será rebaixado os grampos originais não terão altura suficiente para apertar o feixe novamente. Os grampos indicados são os da F4000.
ATENÇÃO: Provavelmente os grampos da F4000 são mais grossos do que os grampos originais do Maverick, portanto será necessário passar uma retífica ou broca para abrir um pouquinho os furos do jumelo.
Como funciona?
No maverick o diferencial é apoiado sobre o feixe de molas e com a colocação do calço o diferencial sobe e as as molas continuam no mesmo lugar. Com isso quando você apoiar o carro novamente no chão terá o efeito de carro rebaixado.
Como você não vai cortar e nem arquear molas você pode retirar o calço a qualquer momento sem nenhum dano ao feixe original (que é muito caro e difícil de achar). Lembrando que terá que usar os grampos originais.
O carro fica rebaixado em torno de 2 a 3 cm. Mais do que isso você terá que fabricar o calço com altura superior ou introduzir uma chapa entre calço e feixe na altura que deseja e um pino mais longo (gambiarra).
Preparação:
Antes de iniciar a instalação você precisará preparar um pino que será colocado no furo central do feixe de molas que fará a ligação com o calço da 608 e este por sua vez fará a ligação com o furo existente no diferencial.
Como dica para fazer este pino, utilize parafuso Allen 12.8 que é um parafuso com aço de ótima qualidade. Você irá encaíxá-lo no furo do feixe, tirar a medida de acordo com o calço e se necessário, cortá-lo na altura desejada. Veja no detalhe abaixo:
Detalhe do pino feito com parafuso Allen
Após a colocação do pino basta fixar o calço e fazer o aperto dos grampos. O conjunto completo instalado irá ficar assim:
Veja como calço fica instalado
Rebaixando a dianteira
Logicamente se você vai rebaixar a traseira, na maioria dos casos você quer o carro todo rebaixado. E como sabemos sem cortar molas dianteiras ou dar um “calor” sem chance. Porém fica um alerta:
NÃO FAÇA ISSO SEM ANTES COMPRAR UM JOGO DE MOLAS RESERVAS.
O que eu recebo de email de gente desesperada atrás de um jogo de molas não tá escrito.
Outra coisa: O pessoal destas lojas de peças estão sabendo disto e tão metendo a mão sem dó. Se for mola pra 6cc (meu caso) aí é que você tá “fudido” mesmo. Até uns tempo atrás um jogo usado ou novo não saia por menos de “350 pila”.
Caso seu carro seja 6cc e você não encontrou as originais, você pode usar mola de V8, bastando contar 2 voltas na mola (para rebaixamento, ok).
Se os amortecedores do seu carro forem orignais e novos, retire-os e coloque os de opala. São mais baratos e como o carro é pesadão a chance de estourar amortecedor rapidamente é quase 100%.
Agradecimento especial ao Alessandro Lombardo – “Lemão” – Araraquara – SP pelas fotos e pelas dicas.
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