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Adaptando o motor V8 no Maverick

Introdução:

Sem sombra de dúvida esta é a pergunta mais respondida pelo nosso site.
O que muita gente não sabe e os especialistas no assunto que me corrijam, mais essa adaptação não é tão simples como muita gente pensa. Se você possui um Maverick 4cc ou 6cc e pretende colocar um motor V8, além do motor e da caixa, você ainda precisa trocar e adaptar as seguintes peças:

– Radiador
– Alternador e Arranque (para coletor dimensionado precisa de um alternador MINI)
– Molas dianteiras (4cc ou 6cc as molas não suportam o peso do motor V8)
– Adaptar calço da caixa e dependendo da caixa a ser usada terá que mexer no tunel central
– Trocar relação diferencial
– Colocar barra de reforço na longarina (caso seu maverick não possua o reforço)
– Mexer em parte da ligação elétrica
– Trocar conjuntos de correia
– Trocar suportes e coxim do motor
– Kit de acionamento da embreagem
– Setor de direção se o carro for 6cc. O sistema do 6cc é diferente do 4cc e do V8.
– Amortecedores dianteiros (Não sugiro adaptar amortecedor de opala no caso do V8)

Enfim existe ainda uma série de outros itens como a documentação que é uma dor de cabeça, carburador, coletor e isso sem contar que você ainda corre o risco de não se ter um bom resultado caso entregue este serviço na mão de mecânico “cú-sujo”.

Uma adaptaçao digamos “100%” incluindo motor e caixa não sai por menos de 20.000 conto.

Sugerimos também que dê uma boa mexida no sistema de freios. Geralmente com o motor V8 o amigo se empolga e aí pode fazer merda.

reforco_longarina
Barra de reforço da longarina
Além disso, é necessário o sistema de acionamento da embreagem do v8 ou sistema de acionamento hidráulico, etc.

kit-acionamento_maverickv8
Kit de acionamento da embreagem

E os motores 292/272 e outros big blocks cabem no carro?

Os motores 292/272 devido as suas dimensões não cabem no carro sem ter que fazer um trabalho de funilaria nas torres de suspensão. Estes motores são big block e o 302 é small block, ok!

Veja abaixo o exemplo de um motor 292 adaptado em um maverick com o recorte das torres.

motor_292_recorte_torre

Sempre aconselhamos: Quer ter um V8? Sugiro que venda seu carro e compre um V8 original. A não ser que você encontre um motor e caixa a preço de banana ou que esteja disposto mesmo a gastar essa grana.

O grande problema, são os visitantes que moram no interior. Não existem mais bons mecânicos que entendem do motor e arriscar a adaptação sem conhecimento técnico é muito arriscado.

Além disso, existe o problema da legalização do motor no documento do carro.

Agora, se você não tem problema financeiro e conheça empresa empresa especializada em motores V8 e com experiência no assunto, aí sim pode valer a pena.

Toda cautela é pouco, pois a colocação de um motor V8 existe uma complexidade de adaptações de itens que não são baratos e todos os cálculos de gastos na maioria são superados e vão desde um parafusos até um flange, bomba, etc.

Portanto, avalie bem antes de partir para a adaptação.