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INTRODUÇÃO
Durante a fabricação do maverick e até mesmo pouco depois do fim da sua produção algumas versões alternativas ou especiais como queiram, foram apresentadas ao público.
Muitos desses projetos foram desenvolvidos por consessionárias Ford como a Perua Maverick da Souza Ramos (SP), a Pick-up da Novocar (RS), o maverick 5000R da Caltabiano (SP) e de outras empresas do ramo automobilístico como kit de fibra da antiga Spoiler (RJ), o Maverick Centauro da Decorauto (PE) e projetos independentes como o Mavilac (mistura de maverick e cadilac) idealizado por Shlomo Eliakim.
Dentre eles, se destaca a Perua Maverick que teve a maior produção entre estes modelos. E para que o amigo maverickeiro conheça um pouco destes projetos contaremos a história de vários deles e posso confessar que foi muito difícil conseguir fotografias de época ou atuais e ainda dados técnicos.
Infelizmente ainda há muito descaso com a história do automóvel no Brasil.
Particularmente algumas dessas idéias não fazem a minha cabeça e nem imaginaria meu maverick sendo transformado em algo assim. Mais como fez e faz da parte da história do nosso lendário Maverick nada mais justo do que compartilharmos com os nossos visitantes todos esses detalhes, pois até um tempo atrás muitos deles eu também não conhecia.
Lembrando que a maioria destes projetos não teve qualquer aprovação direta da FORD. Modelos que podemos considerar como edições especiais de criação da FORD são o Maverick QUADRIJET, Maverick BICOLOR (pintura saia e blusa) e Maverick Séries Especiais Ouro e Prata.
MAVERICK BICOLOR
Umas edições mais raras do Maverick, o modelo bicolor vinha em duas tonalidades, popularmente conhecidas como saia e blusa. Esta edição foi disponibilizada nas cores Branco + Verde Selva e tambem Branco + Azul Ultramarino.
Não há informações oficiais sobre quantos mavericks dessa edição foram fabricados.
O que sabemos é que praticamente pouquissimas unidades sobreviveram intactas com estas características.
MAVERICK QUADRIJET
O mais raríssimo dos Mavericks produzidos, o modelo Quadrijet foi uma jogada da Ford pra melhorar sua performance em corridas. Como na época só era permitido o uso de carros de produção em série, a Ford homologou este modelo como veículo de série, e com isso usar todo poderio deste maverick teoricamente já preparado de fábrica.
Era preparado sob licença da Ford – USA utilizando carburadores quadrijet Holley com coletor de alumínio Edelbrok e um comando bravo da Marca Iskynderian.
Externamente poucos detalhes, utilizando como base o famoso GT, com farois e milhas cibiê, saia estilo Maverick Shelby Mexicano e emblema quadrijet identificando o modelo.
MAVERICK SÉRIE OURO E PRATA
Esta edição datada do final do ano de 76 e 77, na verdade eram modelos Super com implementos do Super Luxo, com novas tonalidades em douradas como Ouro Libra Metálico e Prata Continental Metálico e forração Dixie nos bancos por exemplo.
Particularmente, posso afirmar que são lindos, pois tive o prazer de possiur um 76 série prata.
PERUA MAVERICK
Conforme já dito a idealização e realização do projeto da Perua Maverick foi da consessionária Souza Ramos (SP) visando atingir um mercado em que a linha Maverick não competia que era os da “station wagon”, as chamadas “peruas”.
Nesse segmento a GM já atuava com a sua linha opala com uma sua versão extendida a caravan. Vinha com motores 4cc e 6cc e disponível de fábrica somente com duas portas.
Diante disso e ainda de olho no mercado de veículos familiares onde esse tipo de carro se encaixa bem, a Souza Ramos através de outra empresa do seu grupo a SR Veículos iniciou o projeto em 1976 que viria se tornar realidade em 1978 em virtude de alguns atrasos como a recusa da FORD em entregar veículos semi-acabados o que facilitaria a transformação em perua.
Além disso não havia uma autorização formal da FORD para tal transformação o que gerava a perda da garantia original de fábrica.
O preço da transformação era altíssimo pois em tese o proprietário pagava pelo carro e também pelos serviços de transformação.
Como a alternativa a Souza Ramos também optou por fazer as transformações em carros usados e a mesma dava uma garantia pelo serviço executado.
A base do projeto é simples, pois consistia na utilização da carroceria do modelo 4 portas (18cm maior do que os cupês) com alterações na parte traseira criando uma área envidraçada após as portas traseiras, colocação de uma tampa traseira (em fibra) para abertura do amplo porta-malas, banco traseiro rebatível vindo da Belina criando um espaço maior ainda para cargas e o deslocamento do bocal do tanque para a lateral direita.
As principais vantagens é o grande volume do porta-malas com o banco rebatido, a comodidade dos passageiros em função do veículos possuir 4 portas, opção de ter o motor V8 e claro a exclusividade do modelo. A maior desvantagem sem dúvida era o preço da transformação.Se a FORD que infelizmente não tá nem aí para seus modelos clássicos, tivesse apostado na idéia de produzí-la com certeza veríamos muitas por aí. Você já viu a propaganda Ford em que um Maverick não conseguia seguir um ford KA? (ridículo)Segundo diversas fontes o número de peruas fabricadas diverge muito, indo de 216 segundo dados da Souza Ramos, passando a 150 e outros afirmando que não passariam de 100 unidades fabricadas. Ainda segunda estas fontes desse total poucas unidades estão em perfeito funcionamento e muitas mantidas precariamente por falta de cuidados.
PICKUP MAVERICK
A pickup maverick foi idéia da concessionária Novocar (RS) que não tinha a pretensão de fabricação em série, sendo apenas usada no dia a dia ajudando nos serviços da loja.
Infelizmente, realizamos diversas pesquisas, mais não conseguimos reunir nenhuma informação técnica a respeito deste projeto.
Já recebemos informações de outras pickups feitas em projetos indepedentes nos estados de MG, MS e a do Sr. Roberto Dias de Balneário Camboriú – SC.Aliás, creio eu que esta deva ser a única em perfeito funcionamento no país.
MAVERICK 5000R
O maverick 5000R foi um novo conceito criado pela concessionária Caltabiano (SP) um das mais tradicionais do país com presença marcante também nas pistas de corridas.
O design do carro ficou por conta do famoso Anísio Campos, criador de inúmeros projetos de carros fora-de-série, pai do também famoso projeto do Maverick Berta da Equipe Hollywood.
Era um veículo cheio de itens exclusivos como teto solar, vidros elétricos ray-ban, rodas de liga leve italianas, spoyler dianteiro, aerofólio traseiro subindo na tampa do porta-malas, volante esportivo, farol de iodo amarelo, além é claro da pintura lateral exclusiva com a grafia 5000R na parte traseira.
Segundo algumas fontes o “R” no final significa “Racing” e outras relatam que ele significaria “Recorde” que seria uma refêrência as grandes vitórias do Maverick.
Foram pouquíssimas unidades comercializadas em função do alto preço que envolvia todos os itens opcionais o que torna um maverick 5000R raríssimo já que não sabemos quantos foram feitos e se ainda existem exemplares em perfeitas condições.
MAVERICK CENTAURO
O maverick centauro foi um dos projetos independentes apresentado pela empresa Decorauto Produções (PE) e idealizado por Carlos Alberto Correa.
O projeto foi iniciado em 1979 e apresentado em 1981 na revista Motor 3 numa tentativa de resgastar a fabricação do carro junto a FORD já com essas modificações, porém sem sucesso.
Do ponto vista estético foram tantas as mudanças que se torna difícil explicá-lo em detalhes e tampouco fazer comparações com outros carros.
Bom nesse caso são tantos detalhes que particularmente eu chamaria de “exóticos” como essas enormes lanternas quadradas na traseira, que eu prefiro deixar que você faça sua própria avaliação deste modelo.
Anos depois, recebi um email de um visitante da Bahia informando que ainda possuia um maverick Centauro. E como podem ver abaixo, realmente o fato é verídico.
MAVERICK COM KIT SPOILER
Os kits em fibra desenvolvidos pela empresa Spoiler (RJ) era composto de várias peças como a frente que era de peça única e abria para frente, persianas para as janelas traseiras, teto solar corrediço e o painel traseiro com lanternas do Monza (83).
Segundo fontes há relatos que estes kits passaram a ser comercializados em 1985 e não há informações de quantos destes kits foram vendidos.
Qualquer semelhança entre o Nelson (cara da foto) e os Menudos, terá sido mera coincidência.
Assim como acontecido com o Maverick Centauro, recebi email de um visitante que tambem possui um sobrevivente da linha Spoyler.
Agradecimento: Nelson Nascimento
Foto tirada por: Edson Antunes
MAVILAC ou CADERICK?
O projeto deste carro também foi mostrado na revista Motor 3 e foi desenvolvido em 07 meses pelo Sr. Shlomo Eliakim, um israelense radicado aqui no Brasil.
O carro foi feito através de um GT 1974 que sobrou só o nome no documento de registro pois as mudanças na estética do carro foram muitas começando pelo enorme radiador cromado bem a frente do carro.
Talvez acredito eu, particularmente é claro, seja de todos os projetos o mais feio. Não gostei de nada desse carro principalmente do nome que pra mim não soa bem e acho que o carro ficou quadrado demais.
Essa mistura de Cadillac com Maverick pra mim não ficou legal mesmo.
Agradecimento a Paulo Berilli pela participação em nosso site
Fontes de Pesquisa:
Internet, fontes próprias e o excelente livro: Maverick: Um Icone dos 70 – Autor: Paul Willian Gregson (editora alaúde)
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